Álbum duplo com o segundo e terceiro volumes da série O Expresso do Amanhã.

Com o segundo volume da Novela Gráfica (série VI), a Levoir prossegue a narrativa do primeiro livro com um álbum duplo que reúne os segundo e terceiro volumes da série O Expresso do Amanhã, uma saga integralmente desenhada por Jean-Marc Rochette.

Dezasseis anos após o final da publicação da banda desenhada original no periódico (À Suivre) #57-69 da Casterman, entre outubro de 1982 e junho de 1983 – vindo a ser editado pela primeira vez em álbum em 1984 – surgia uma continuação da mesma em dois volumes com o argumentista Benjamim Legrand a substituir Jacques Lob. São precisamente esses dois álbuns – Os Exploradores (1999) e A Travessia (2000) – que são reunidos nesta edição nacional.

Para os leitores que ficaram curiosos com a leitura deste 3 primeiros álbuns de O Expresso do Amanhã (Le Transperceneige, no original), dá-se a indicação de que a mesma, dois anos após a adaptação cinematográfica, prosseguiu com um novo argumentista, Olivier Bocquet, tendo Terminus sido publicado em 2015 como uma conclusão da saga, mostrando-nos o futuro dos personagens dos volumes anteriores.

No entanto, a série não encerrou aí. Não sendo possível prosseguir a mesma após Terminus, a solução encontrada foi a de que os três volumes seguintes da série fossem na verdade uma prequela à BD original. Com argumento do próprio Jean-Marc Rochette e de Matz (pseudónimo do francês Alexis Nolent), os volumes Extinticions Acte 1 e Extinctions Acte 2 foram publicados respetivamente em 2019 e 2020, encontrando-se o Acte 3, o 7.º álbum da série, ainda inédito.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Nem mesmo a morte do seu criador foi capaz de travar a imagem do Expresso do Amanhã! Após o falecimento de Jacques Lob, Jean-Marc Rochette e Benjamin Legrand continuam a explorar o universo do Expresso do Amanhã em O Explorador e A Travessia. Esta série de banda desenhada está na origem do filme Snowpiecer de Bong Joon-ho e da série televisiva com o mesmo título.
Percorrendo a imensidade branca de um inverno eterno e gelado, de um extremo ao outro do planeta, circula um comboio que nunca pára. É o Expresso do Manhã, com mil e uma carruagens; é o último bastião da civilização!
Em O Explorador e A Travessia os autores preocupam-se menos com os aspectos socio-económicos e filosóficos, do que com a acção. Os eventos de O Expresso do Amanhã II são efetivamente absorvidos pela nova narrativa. O espaço confinado, deixa de existir e muitas possibilidades são abertas quanto o explorador Puig Vallès faz descobertas e indagações que não devia, tornando-se, de maneira parecida com Proloff antes dele, adorado pelo povo e odiado pela elite que, por sua vez, é obrigado a trazê-lo para uma posição de poder para tornar possível o seu controle. Os eventos que se seguem são repletos de ação, inclusive com a revelação de uma seita perigosa de cosmonitas que defende que não estão a viajar num comboio, ao redor do planeta, mas sim numa nave espacial.

O Expresso do Amanhã II: O Explorador e a Travessia
Benjamin Legrand, Jean-Marc Rochette
Editora: Levoir
Páginas: 176, preto e branco
Encadernação: capa dura
Dimensões: 190 x 260mm
ISBN: 9789896828646
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.