Oliver Button é uma menina é uma obra de Tomie dePaola, sendo a edição nacional da Kalandraka. Publicada originalmente em 1979 nos E.U.A., esta obra aborda temas extremamente atuais como são os estereótipos e preconceitos de género.

A obra brilhantemente ilustrada de cores simples, mas perfeitamente eficazes para a mensagem que o autor pretende transmitir, leva-nos a conhecer um menino de seu nome Oliver Button. Oliver é um menino que não gosta de jogar futebol, preferindo saltar a corda, dançar e outras atividades que não eram bem aceites pelos outros rapazes, acabando por lhe valer a alcunha de “menina”, sendo constantemente vítima de “bullying” na escola.

Incentivado pelos seus pais e por uma professora, Oliver aprende sapateado, algo que acaba por o levar até um concurso de talentos local… e mudar a sua vida.

Um livro aconselhado a partir do 4 anos de idade, mas na verdade deve ser lido por todos, pois embora a simplicidade com que se apresenta nas nossas mãos, a sua mensagem é muito forte – tolerância, direito à escolha de ser diferente, respeito pelo próximo são aspetos muito bem retratados por Tomie dePaola e que continuam cada vez mais atuais na nossa sociedade.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

É diferente. Não pratica desporto nem nenhum jogo de bola como os outros rapazes. Um clássico que, da emoção à sensibilidade, exorta à autoafirmação e à empatia face aos estereótipos e à incompreensão.

Thomas Anthony “Tomie” dePaola foi um escritor e ilustrador americano que conta com mais de 260 livros infantis publicados, entre os quais a famosa série “Strega Nona”. Em 2011 recebeu o Children’s Legacy Award – também conhecido até 2018 como o Laura Ingalls Wilder Medal –, atribuído a escritores ou ilustradores que, pelo seu percurso, tenham contribuído substancialmente para a literatura para a infância nos EUA. Apesar de ser mais conhecido por esta sua vertente, dePaola é também um conceituado artista plástico.

Oliver Button é uma Menina
Tomie dePaola
Formato: 21,5 x 28 cm, capa dura
Páginas: 48, cor
ISBN: 978-989-749-123-8
PVP: 15€

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.