BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Alias: Igor Kordey (nas edições anglófonas e francófonas)
Nascimento: 23 de junho de 1957
Naturalidade: Zagreb, República Socialista da Croácia, República Socialista Federativa da Jugoslávia

Formou-se na Escola de Artes Aplicadas e Design (ŠPUD) em Zagreb, tendo frequentado durante dois anos a Faculdade de Belas Arte da Universidade de Zagreb, até 1979. Iniciou a sua carreira como um designer gráfico profissional aos 18 anos, dedicando-se à bandadesenhada e ilustração a partir dos 19 anos. Entre 1976 e 1979 integrou o premiado coletivo de autores de BD Novi kvadrat (Novo quadrado), sendo pulicado nas principais revistas juvenis de então na Jugoslávia.

Iniciou a sua carreira internacional europeia (França, Espanha, Alemanha) em 1986 e norte-americana em 1989 (Heavy Metal Megazine). Em 1988, muda-se para Grožnjan, no Condado de Ístria, onde lidera um grupo de 20 autores de BD, tais como os então jovens Darko Macan, Edvin Biuković e Goran Sudžuka e os veteranos Radovan Devlić e Dragan Filipović Fipa, os quais se dedigam à banda desenhada e design para o mercado alemão.

Um dos seus álbuns mais reconhecidos é Les cinq saisons – Automne, publicado em 1990 pela Dargaud.

Em 1991, emigra para a Dinamarca, a convite da Semic International, onde produz durante cerca de um ano banda desenhada e ilustrações para a Malibu Comics. Em 1997, muda-se para o Canadá a convite da empresa Digital Chamaleon para ser o seu diretor criativo, mas 8 meses depois abandona o trabalho e torna-se novamente freelancer.

A sua carreira na Marvel Comics pode ser dividida em duas fases. A primeira ocorre entre 1994 e 1996 – altura em que trabalha simultaneamente para a Dark Horse Comics – na qual produz várias bandas desenhadas pintadas à mão para a série Tales of Marvels. A segunda fase inicia-se em 2001, altura em que foi convidado a trabalhar na série Cable e New X-Men. Devido à sua velocidade de trabalho, a certa altura produz BD para 3 ou 4 títulos mensais simultaneamente. No entanto, os leitores norte-americanos são muito críticos quanto à qualidade do seu trabalho, tendo a Marvel dispensado os seus serviços em abril de 2004.

Meses depois, assina contrato com a parisiense Éditions Delcourt, iniciando uma prolífica colaboração com a editora, a qual publicou cerca de sete dezenas de trabalhos seus, sendo o mais popular a série L’Histoire secrète.  Em 2006, regressa à sua terra natal.

Obras publicadas em Portugal

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.