O regresso da série Tsuru da Devir.

A série Tsuru da Devir prossegue com o lançamento de O Gourmet Solitário (no original, 孤独のグルメ / Kodoku no Gurume), escrita por Masayuki Kusumi e desenhada por Jiro Taniguchi. Relembra-se que o propósito desta coleção é reunir autores japoneses clássicos e contemporâneos inovadores, reconhecidos pela sua contribuição para a arte da banda desenhada e, também, para a cultura japonesa.

Esta manga seinen foi inicialmente publicada entre agosto de 1994 e abril de 1996 nos números da revista mensal Gekkan Panja da editora japonesa Fusosha, sendo compilado em livro em 1997.

Não seria a última vez que os autores se dedicariam ao projeto. Posteriormente, na revista Weekly Spa! da mesma editora foram publicando novos capítulos de forma intermitente entre 1997 e 2005, compilados num segundo volume em 2005.

O Gourmet Solitário tem lugar no Japão contemporâneo onde o leitor acompanha um homem de negócios nas suas pausas de almoço em diversos restaurantes da cozinha local japonesa.

A série teve direito a três adaptações, uma série televisiva japonesa para a TV Tokyo, uma série web chinesa e uma série de animação web japonesa produzida pelos estúdios japoneses Production I.G.

A BD foi premiada no Festival de BD de Munique com o Prémio Peng! – Der Münchner Comicpreis na categoria de Melhor Manga em 2015. Recebeu também uma nomeação para o prémio cultural Osamu Tezuka em 2016.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Com um paladar requintado, mas que aprecia também os pratos mais simples, o Gourmet Solitário deambula pelos restaurantes, em zonas populares e outras mais recônditas ou menos bem frequentadas.
Em cada uma das histórias deste livro acompanhamos o personagem na degustação de pratos japoneses, que lhe despertam emoções, pensamentos… E nos transmitem, com alguma nostalgia e um prazer profundos, os ambientes de uma cultura e da sua gastronomia

O Gourmet Solitário
Masayuki Kusumi e Jiro Taniguchi
Editora: Devir
Série: Tsuru
Páginas: 200, preto e branco
Encadernação: capa mole
Dimensões: 12,6 x 19 cm
ISBN: 978-989-559-459-7
PVP: 19,99€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.