O Neto do Homem Mais Sábio, de Tomás Guerrero.

No dia 3 de setembro, na antevéspera da distribuição nos potnos de venda de periódicos do terceiro volume de Novela Gráfica (série VI), O Neto do Homem Mais Sábio – Uma Biografia de José Saramago, da autoria do espanhol Tomás Guerrero, tem lugar uma apresentação da obra por José Riço Direitinho, seguido de recital de Teresa Salgueiro e sessão de autógrafos neste lançamento mundial da banda desenhada supracitada, a qual conta com prefácio de Valter Hugo Mãe.

Tomás Guerrero (n. 1972, Valência), que se dedica também à animação, conta com dois livros de BD publicados no país vizinho pela Demo Editorial, A Deserción de Stalin – Os Derradeiros Cabaleiros da Guerra Fría (2015) e Tanta Paz Leves (2019).

Nesta obra dedicada à biografia de José Saramago, evoca não só o avô deste como também Ricardo Reis, o heterónimo de Fernando Pessoa que Saramago utilizou como personagem no seu romance “O Ano da Morte de Ricardo Reis”.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Ilustrador, animador e autor de banda desenhada radicado na Galiza, o espanhol Tomás Guerrero lança-se ao desafio de contar a vida de José Saramago em banda desenhada em O Neto do Homem Mais Sábio, uma obra que tem o seu lançamento mundial nesta sexta série da colecção Novela Gráfica.
“O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever”. Assim iniciava José Saramago o seu discurso diante da Academia Sueca, por ocasião da atribuição do Prémio Nobel da Literatura, em 1998, referindo-se ao seu avô, Jerónimo Melrinho. E é precisamente o avô Jerónimo quem, em conversa com Ricardo Reis, o heterónimo do poeta Fernando Pessoa que Saramago converteu em personagem no romance “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, guia o leitor pela vida e a obra de Saramago, desde a infância na Azinhaga do Ribatejo até aos seus últimos dias na ilha de Lanzarote. Uma viagem tão bem documentada como fascinante, que é também uma bela homenagem à literatura portuguesa, através de dois dos seus maiores nomes: Pessoa e Saramago.
O autor trata cada página como se fosse uma unidade narrativa singular, onde a composição é a protagonista, tão próxima da ilustração como da pintura. Desde esse belo e cru realismo no corpo do romance, até ao toque de abstracção com a ponta dos dedos sempre que a trama quer esticar os braços para lhe tocar.
“Soube sempre que me comoveria uma e outra vez com Saramago para o resto da vida. Assim, agora. De modo surpreendente, através de um livro que, não sendo imediatamente dele, mo traz numa lisura admirável. (…) Tomás Guerrero expõe-no porque o entendeu. Este livro é brilhante. É íntimo, delicado, brilhante. Com ele, Saramago continua a nascer.” – Valter Hugo Mãe (do prefácio a esta edição)

O Neto do Homem Mais Sábio – Uma Biografia de José Saramago
Tomás Guerrero
Editora: Levoir
Páginas: 152, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 195 x 280 mm
ISBN: 9789896828653
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.