Adaptação da obra de Júlio Verne por Chrys Millien.

A Volta ao Mundo em 80 Dias (Le tour du monde en quatre-vingts jours, no original) é um romance de aventura da autoria do francês Júlio Verne (1828 -1905), publicado em 1873. Este clássico da literatura inspirou várias adaptações ao teatro, cinema, televisão e banda desenhada.

Este primeiro volume da série Clássicos da Literatura em Banda Desenhada da Levoir com a RTP apresenta argumento adaptado e ilustrações do francês Chrys Myllien, tendo sido inicialmente publicado em 2007 pela editora francesa Adonis na sua coleção Romans de toujours. Para além da banda desenhada, já contava com o dossier final com o percurso da obra, do autor em questão e da época histórica em que se enquadrava, bem como, tal como os restantes 9 volumes dessa coleção, era acompanhado de um CD.

Oito desses dez álbuns, incluindo A Volta ao Mundo em 80 Dias, foram reeditados pela Glénat em 2010, às quais adicionaram mais 22 álbuns inéditos. Estes 30 álbuns constituíram a série Les Incontournables de la littérature en BD da editora. Dezasseis destes álbuns foram reeditados em 2011 pela Glénat com o título Les Indispensables de la Littérature en BD, tendo sido distribuídos nos pontos de venda de periódicos com o periódico Le Soir. A série de 30 álbuns, novamente com o título Les Indispensables de la Littérature en BD, conheceu nova edição parcial entre 2013 e 2015 pelo clube do Livro France Loisirs, tendo sido publicados 12 álbuns duplos.

No ano seguinte, a Glénat realizou uma parceria com o periódico Le Monde e a rádio France Bleu para uma nova reedição dos volumes, tendo sido acrescentados outros, totalizando a nova série 48 livros, sob a designação Les grands classiques de la littérature en bande dessinée.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Dar a volta ao globo em 1920 horas, ou em 115200 minutos, eis a aposta louca que o cavalheiro inglês Phileas Fogg aceitou contra os membros do Reform Club de Londres! Com o seu criado, Passepartout, parte para uma corrida frenética. É perseguido, enquanto salta de navios para comboios, pela polícia inglesa que vê nele o assaltante que acaba de roubar o Banco de Inglaterra! Uma grande aventura em que se cruzam uma bela indiana salva do carrasco, pontes que desabam, navios em chamas… E um cavalheiro que gasta sem olhar a despesas para chegar à sua meta à hora exata!

A Volta ao Mundo em 80 Dias (baseada na obra de Júlio Verne)
Chrys Myllien
Editora: Levoir
Páginas: 64 páginas, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 21,5 x 29 cm
ISBN: 9789896828769
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.