A nova série da Levoir com a RTP.

No dia 4 de setembro, às 14h30, no Auditório Sul da Feira do Livro de Lisboa será realizada a apresentação por Ana Markl e Nuno Markl da série Clássicos da Literatura em Banda Desenhada da Levoir com a RTP. A partir dessa data, as primeiras duas obras da série estão disponíveis não só na própria Feira do Livro como nos pontos de venda de periódicos, chegando posteriormente às livrarias.

Apesar de, na totalidade, em setembro serem lançados os primeiros 3 tomos dos 14 livros que compõem a série, a sua periodicidade será a partir de então mensal, de acordo com o seguinte plano editorial:

  1. A Volta ao Mundo em 80 Dias – Júlio Verne, 4 de setembro de 2020
  2. Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll, 4 de setembro de 2020
  3. Odisseia – Homero, 25 de setembro de 2020
  4. Oliver Twist – Charles Dickens, outubro de 2020
  5. Os Maias – Eça de Queirós, novembro de 2020
  6. As Aventuras de Tom Sawyer – Mark Twain, janeiro de 2021
  7. A Ilha do Tesouro – Robert Louis Stevenson, fevereiro de 2021
  8. O Livro da Selva – Rudyard Kipling, março de 2021
  9. Dom Quixote – Miguel de Cervantes, abril de 2021
  10. Notre-Dame de Paris – Victor Hugo, maio de 2021
  11. Amor de Perdição – Camilo Castelo Branco, maio/junho de 2021
  12. Os Três Mosqueteiros – Alexandre Dumas, julho de 2021
  13. Robinson Crusoe – Daniel Defoe, agosto de 2021
  14. O Último dos Moicanos – James Fenimore Cooper, setembro 2021

Esta série é a versão nacional, mais reduzida, da série francesa Les grands classiques de la littérature en bande dessinée da Glénat com o periódico Le Monde, com 48 álbuns publicados entre 2016 e 2018. Inclusivamente, mantém-se na edição nacional, no final de cada livro, o dossier com o percurso da obra, do autor em questão e da época histórica em que se enquadra. Anuncia-se, contudo, em exclusivo, a edição de duas bandas desenhadas que adaptam duas obras da literatura nacional, Os Maias de Eça de Queiroz e Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco.

Os álbuns são editados a cores, em capa dura, ao preço unitário de 10,90€.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A coleção  Clássicos da Literatura em Banda Desenhada é composta por 14 livros, que retratam diferentes épocas e lugares, ao mesmo tempo que transportam o leitor para o universo gráfico das respetivas histórias. Esta colecção além de nomes bem conhecidos das histórias para jovens, Lewis Carroll – Alice no País das Maravilhas, Júlio Verne – A Volta ao Mundo em 80 Dias, ou Homero – Odisseia, entre outros, contém também  dois títulos de autores portugueses, Eça de Queirós – Os Maias e Camilo Castelo Branco – Amor de Perdição. Duas histórias exclusivas da edição portuguesa.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.