BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Phil Jimenez

Nascimento: 12 de julho de 1970
Naturalidade: Los Angeles, Califórnia, EUA

Estudou banda desenhada na School of Visual Arts (SVA) em Nova Iorque, onde obteve o bacharelato em Belas Artes em 1991.

Aos 21 anos, foi contratado pelo Diretor Criativo da DC Comics Neal Pozner (1995-1994), tendo o seu primeiro trabalho a ilustração de quatro páginas na minissérie War of the Gods.

Após o falecimento de Pozner, de quem Jimenez se tinha tornado companheiro, escreveu e ilustrou a minissérie Tempest para a DC, editada em 1996 e dedicada a Pozner, a qual se baseava numa personagem criada por este para a série Aquaman na década de 80. Foi num editorial dessa minissérie que Jimenez se assumiu publicamente a sua homossexualidade e a sua relação com Pozner.

Jimenez trabalhou em diferentes séries de Teen Titans (New Titans, JLA/Titans, The Return of Donna Troy), foi o principal ilustrador de Infinite Crisis e desenhou entre 2001 e 2003 a segunda série de Wonder Woman.

Para a Vertigo, trabalhou em Swamp Thing, The Invisibles e na sua própria série de ficção científica Otherworld.

A partir de 2002, para a Marvel, colaborou em New X-Men, para a qual já tinha desenhado a minissérie X-Men: Liberators entre 1998 e 1999. Entre 2008 e 2009, desenhou The Amazing Spider-Man; seguiu-se Astonishing X-Men entre 2009 e 2010.

Em 2011, regressa à DC. Após 3 números de Adventure Comics com a Legion of Super-Heroes, trabalha para a Vertigo em Fairest, um spin-off da série Fables de Bill Willingham.

Em 2015, novamente para a Marvel, trabalha em Angela, Asgard’s Assassin. Entre 2016 e 2017, escreve e desenha Superwoman na fase DC Rebirth.

Obras publicadas em Portugal

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.