Segundo número da antologia Umbra.

Inicialmente planeado para ser lançado em maio no XVI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, no qual existira inclusivamente uma exposição dedicada, com o cancelamento daquele, o segundo número da premiada antologia Umbra foi reagendado para ter o seu lançamento nas Feiras do Livro de Lisboa e do Porto.

Este segundo número compila quatro bandas desenhada autoconclusivas. Para além das já anunciadas BD “O coração atómico de Jan” do canadiano Simon Roy, “Camping Gás” de Filipe Abranches, Pedro Moura e Bárbara Lopes e “Duas Espadas” de Pedro Moura e Jorge Coelho, o volume inclui ainda a BD inédita “Os Pesadões” de Fernando Relvas, criada em 1978 e que se apresenta com nova legendagem.

Nos dias 4 e 5 de setembro, entre as 15h00 e as 16h00, há uma sessão de autógrafos pelos autores Bárbara Lopes, Jorge Coelho, Pedro Moura e Filipe Abranches nos Pavilhões B05/B07/B09 da Europress da Feira do Livro de Lisboa. Nesses dias, as primeiras 10 vendas terão ainda direito a um poster A3 a duas cores com arte do Jorge Coelho, assinado.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis o vídeo:

Eis a sinopse da editora:

Umbra 2 reúne quatro histórias curtas, auto-conclusivas, a solo ou em colaborações, versando universos e géneros tais como os da ficção científica, distopias futuristas, ficção weird, podendo ainda cruzar-se com o policial e a fantasia. Neste número:
O coração atómico de Jan
Se um homem perde um olho, é ainda um homem? E se perder uma mão? Todos os membros? O coração? Restará a amizade, ou também se esfuma? Distopia científica e política pelo autor canadiano Simon Roy.
Camping Gás
A febre dos OVNIs foi intensa nos anos 1980. Uma aventura campal dos membros dos COIJA [Cosmo-Observação e Investigação, Jovens Associados] mostra como o desejo pode disfarçar a realidade. Ou será o contrário? Uma história de Filipe Abranches, Pedro Moura e Bárbara Lopes.
Duas espadas
O limite da fé e da crença encontra-se precisamente em chegarem a ser limites. Uma fantasia hipotética religiosa que espelha batalhas de hoje, por Pedro Moura e Jorge Coelho.
Os pesadões
A colonização do espaço levará ao afastamento da comunidade humana. Que mal pode ocorrer quando se pretendem reencontrar? Uma história curta do grande mestre Fernando Relvas, de 1978, aqui recuperada, com nova legendagem.

Umbra #2
Bárbara Lopes, Fernando Relvas, Filipe Abranches, Jorge Coelho, Pedro Moura, Simon Roy
Editora: Umbra
Páginas: 112, a preto e branco
Encadernação: capa mole com badanas
Dimensões 19 x 27 cm
ISBN: 978-989-54572-2-9
PVP: 12,50€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.