BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Leinil Francis Yu

Nascimento: Julho de 1977
Naturalidade: Filipinas

Após ter vencido o Drawing Board Contest da Wizard, a sua carreira profissional iniciou-se na Wildstorm em 1996 com Aster: The Last Celestial Knight #3.

Entre 1997 e 1999, para a Marvel, desenhou Wolverine, tendo ainda ilustrado 3 números de Uncanny X-Men. Entre 2000 e 2001, desenha X-Men (vol. 2), bem como New X-Men Annual e Fantastic Four vol. 3 (The Thing) Annual 2001.

É também em 2001 que ilustra Buffy the Vampire Slayer: Tales of the Slayers: “First Slayer” para a Dark Horse. Nos anos seguintes, o seu trabalho é publicado na DC Comics, seja com a minissérie cocriada por si para a chancela Cliffhanger da Wildstorm High Roads (2002), seja Superman: Birthright (2003-2004), o crossover Batman/Danger Girl: “Dangerous Connections” (2005) ou Silent Dragon (2005-2006) para a Wildstorm.

A partir de 2006, recomeça a trabalhar para a Marvel, com destaque para as séries New Avengers, Ultimate Wolverine vs. Hulk e Secret Invasion.

Em 2009, ilustra Unbound Saga: “Rick Ajax vs. Doctor Pig-Sticker” para a Dark Horse.

Entre 2010 e 2012 desenhou para a chancela Icon da Marvel Superior e Supercrooks. Durante esse período, ilustrou também Ultimate Comics: Avengers e Ultimate Comics: Avengers vs. New Ultimates. Desde então, desenhou outros títulos da Marvel, como Indestructible Hulk, Avengers (vol. 5), AXIS, Civil War (Secret Wars), Star Wars (vol. 2) ou Captain America.

Obras publicadas em Portugal

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.