A adaptação da obra de Alice Vieira à banda desenhada por João Amaral.

Rosa, Minha Irmã Rosa é um romance infantojuvenil da autoria de Alice Vieira, publicado em 1979, ano em que foi galardoado com o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança. Trata-se do primeiro livro de Alice Vieira e o primeiro romance de uma trilogia da autora, composta ainda por Lote 12, 2.º Frente (1980) e Chocolate à Chuva (1982). A título de curiosidade, refira-se que Rosa, Minha Irmã Rosa, que já teve direito a mais de uma vintena de edições, foi galardoada também na Alemanha em 1992, aquando da edição naquele país, com o Prémio Alemão Literatura Juvenil.

A história contada na primeira pessoa, retrospetivamente (…), apresenta os pensamentos e as experiências de Mariana de maneira aberta e direta, mostrando com toda a franqueza os seus sentimentos, que oscilam entre a dúvida, a repulsa e uma crescente afeição. A autora traça, assim, o retrato de uma rapariga perspicaz, que observa atentamente o ambiente que a rodeia.

– Júri do Prémio Alemão Literatura Juvenil 1992

O autor de banda desenhada João Amaral, que entre outras obras publicadas, já tinha adaptado os romances A Voz dos Deuses de João Aguiar e A Viagem do Elefante de José Saramago, realiza a adaptação do romance de Alice Vieira para a banda desenhada, a qual é editada pela ASA e contém um prefácio da própria Alice Vieira.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Olá, eu sou a Mariana. Até hoje vivia feliz, mas agora os meus pais decidiram que o melhor para todos era eu ter uma irmã. Nem sei porque é que isso lhes passou pela cabeça. Penso que não havia necessidade nenhuma de aumentar a família. Já cá tínhamos a minha avó Elisa que não se dá muito bem com o progresso ou a minha tia Magda que só gosta de falar com palavras caras e de flores esquisitas como os antúrios ou as estrelícias. Para além disso, vivia muito bem com as recordações e as histórias da minha avó Lídia que, enquanto foi viva, soube sempre entusiasmar-me com a sua visão do mundo.
Portanto, julgo que não havia necessidade de mudar nada. Mas está visto que os meus pais não concordam comigo e decidiram trazer a este mundo a Rosa a quem eu, quer queira quer não, vou ter de me habituar. Se ela fosse como a minha amiga Rita, alguém com quem eu pudesse conversar, ainda compreendia o ponto de vista deles. Mas não, a Rosa passa os dias a dormir e não lhe consigo encontrar nenhuma utilidade prática. Mas pode ser que um destes dias ela me reserve uma surpresa, quem sabe…

Rosa, Minha Irmã Rosa (baseada na obra de Alice Vieira)
João Amaral
Editora: ASA
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 15,6 x 23,5 cm
ISBN: 9789892349367
PVP: 13,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.