A série de tiras cómicas de Flávio Luiz.

Amanhã, o site Bandas Desenhadas inicia a publicação da série de tiras cómicas Rota 66, da autoria do brasileiro Flávio Luiz, autor de banda desenhada exposto em 2017 em Portugal, convidado pelo XIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.

Na série de tiras cómicas Rota 66, a ação tem lugar algures na famosa e antiga estrada norte-americana. No entanto, as situações retratadas são familiares a todo o mundo ocidental, enxertando-lhe ainda o autor, de forma salutar, uma visão brasileira, como é, por exemplo, o caso dos assalariados rurais.

Os protagonistas da Rota 66 são Nat e Jack, respetivamente um cato e a caveira de um bisonte-americano. Uma das premissas originais é a ausência de movimento de Nat (com raras exceções), o que torna a tira geograficamente limitada. Sendo a mítica U. S. Route 66 um local de passagem, esta imobilidade de Nat torna-se um trunfo do autor, permitindo explorar os personagens que por ali passam rapidamente apenas numa tira ou, pelo contrário, dedicar-lhes várias tiras sucessivas. Seja um extraterrestre, tomates com habilidades atléticas de fazer inveja aos Angry Birds, o Presidente norte-americano, uma versão de Thelma e Louise ou os últimos moicanos, Nat e Jack vão contracenando com um infindável rol de personagens, sempre com o humor presente.

Rota 66  foi publicada originalmente no jornal Correio da Bahia durante 4 anos, tendo apenas os primeiros 3 meses de tiras sido alvo de reedição numa publicação partilhada com outra série do autor. Pela primeira vez, Rota 66 é reapresentada integralmente – com uma ou outra exceção em que a tira foi utilizada para publicidade ou outros fins – a um potencial público mais vasto, com a versatilidade e a riqueza de criação de personagens originais de Flávio Luiz, desta feita com bom humor.

Eis a apresentação, pelo próprio autor, de alguns dos personagens de Rota 66:

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.