O quarto volume da série A Sabedoria dos Mitos.

A série A Sabedoria dos Mitos foi concebida pelo francês Luc Ferry, antigo professor de filosofia e ciência política que foi também Ministro da Juventude, Educação Nacional e Pesquisa. A série pretende combinar a erudição com a simplicidade, permitindo uma introdução atual à mitologia grega em banda desenhada, acompanhada por texto ilustrado em posfácio para um maior aprofundamento da temática de cada tomo.

Se cada história é escrita por Luc Ferry, compete a Clotilde Bruneau transformá-la no guião para a banda desenhada. A direção artística da série está a cargo de Didier Poli, que nalguns volumes é também o responsável pelo story-board (outras vezes esta última função compete ao desenhador). As capas são da autoria de Fred Vignaux. E, por fim, o desenho e a cor competem a um desenhador e um ilustrador diferentes em cada livro.

Originalmente publicada pela editora Glénat desde 2016, a série já apresenta 28 álbuns editados em França, com mais 4 planeados para editar até ao final deste ano.

Em Portugal, a Gradiva, após editar Prometeu e a Caixa de Pandora (que corresponde ao 2.º álbum da série francesa), Édipo (o 11.º álbum da série francesa) e O Nascimentos dos Deuses (o 9.º álbum da série francesa), publica este mês As Desventuras do Rei Midas (o 15.º álbum da série francesa). As Desventuras do Rei Midas conta com o storyboard de Giuseppe Baiguera, o desenho de Stefano Garau e as cores de Ruby.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Reino da Frígia. Perdido na floresta, um ser horrendo é capturado por criados do rei Midas. Rapidamente é libertado porque Midas reconhece tratar-se de Sileno, um ser formidável que não é outro senão o pai espiritual de Dioniso. Em jeito de agradecimento, o deus das festas, do vinho e da natureza selvagem oferece ao soberano a possibilidade de realizar um desejo. Midas, encorajado pela sua lendária estupidez e ganância, pode que lhe seja concedido o toque de ouro, sem pensar nas consequências perversas de tal poder. Como viver, beber e comer se tudo aquilo em que toca se transforma instantaneamente em metal precioso?

Luc Ferry

É um autor de referência sobre a mitologia grega, com várias obras publicadas acerca do tema. Nascido em Colombes em 1951, Luc Ferry é um filósofo e político francês. Foi Ministro da Educação em dois governos sucessivos. É autor de muitas obras filosóficas, incluindo Le Nouvel ordre écologique (Prémio Médicis de ensaios e Jean-Jacques Rousseau em 1992). Entre outros temas, dedica-se ao estudo das ligações entre a filosofia e a mitologia grega, no qual se enquadra a série de banda desenhada A Sabedoria dos Mitos.

Clotilde Bruneau

Nasceu em Paris em 1987 e, desde cedo, revelou uma intensa paixão por arte e literatura. Com formação em artes gráficas, começou a estudar cinema e trabalhou como cenógrafa e decoradora sem nunca esquecer a escrita.
Colaborou com as séries Le Petit Prince – Les Nouvelles Aventures e Eles Fizeram História.
Atualmente trabalha na coleção A Sabedoria dos Mitos da Glénat e nalguns outros projetos da editora. A sua obra mais recente na Glénat é a banda desenhada La coupe du monde de la pâtisserie, escrita por si e desenhada por Christine Chatal.

Giuseppe Baiguera

Nasceu em 1970. É professor na Brescia International School of Comics desde 2009. Publicou em 2011 o livro Ecoguard um álbum sobre consciência ambiental distribuído nas escolas. Em 2012, publica Mocambique Blues, uma homenagem às aventuras em Banda Desenhada clássicas. Mais recentemente tem trabalhado para a Sergio Bonelli Editore ilustrando episódios da série Le Storie. Para o mercado franco-belga, desenhou alguns álbuns das séries Les Grandes Batailles Navales e A Sabedoria dos Mitos. Vive atualmente em Itália.

Stefano Garau

Stefano Garau é um artista de origem italiana. É formado em Belas Artes pelo l’Istituto D’Arte, pela Accademia di belle arti di Roma e tem ainda um curso de Artes ministrado na Scuola Internazionale di Comics. Para o mercado franco-belga desenhou Ivanhoé para a colecção Les Grands Classiques de la Littérature en Bande Dessinée e As Desventuras do Rei Midas para a coleção A Sabedoria dos Mitos.

As Desventuras do Rei Midas
Luc Ferry, Clotilde Bruneau, Stefano Garau
Série: A Sabedoria dos Mitos, vol. 3
Editora: Gradiva
Páginas: 64
Encadernação: capa dura
Formato: 233 x 313 mm
ISBN: 978-989-616-992-3
PVP: 16,50€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.