A edição integral da obra.

O duo de autores François Schuiten e Benoît Peeters é sobejamente conhecido em Portugal entre os leitores de banda desenhada franco-belga, graças ao seu trabalho na série Cidades Obscuras, apesar de Schuiten (Blake e Mortimer: O Último Faraó, 12 – A Doce, Terras Quiméricas: Carapaça) contar com vários livros publicados entre nós, a solo ou com outros autores.

A edição de Rever Paris na Novela Gráfica (série VI) é a versão integral da obra, constituída pelos 2 álbuns, Revoir Paris (2014) e La Nuit des Constellations (2016), ambos editados originalmente pela Casterman, que publicou a edição integral em 2018.

Apesar de não ser um álbum do universo de Cidades Obscuras, o leitor encontrará certamente temáticas comuns como o espaço urbano, a arquitetura e a cidade utópica. Evocando os sinais da modernidade de ontem – a de Júlio Verne, Robida ou Le Corbusier – encenam uma espécie de futuro passado, onde tecidos urbanos e camadas temporais se enredam. Nesta obra, os autores apresentam o seu olhar sobre as visões de Paris durante dois séculos: dos planos de Haussmann aos projetos da Grande Paris, passando pelas utopias de Hector Horeau e Auguste Perret, ou os projetos de Le Corbusier ou Jean Nouvel.

Registe-se ainda, para os leitores interessados, que a Casterman, em parceria com o museu parisiense Cité de l’Architecture & du Patrimoine, editou também em 2014, data do lançamento do primeiro tomo, o álbum Revoir Paris – L’Exposition. Trata-se do catálogo da exposição patente entre novembro de 2014 e março de 2015 na Cité de l’ Architecture & du Patrimoine, com mais de 90 páginas e dimensões generosas. A história e as metamorfoses da capital são evocadas por um diálogo entre as criações de Schuiten e Peeters e uma seleção de projetos reais, concebidos por arquitetos e urbanistas desde o século XIX, numa viagem viva à Paris fantasiada de ontem e de amanhã.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Depois de A Febre de Urbicanda, publicada na colecção de 2019, Schuiten e Peeters, os premiadores criadores da série Cidades Obscuras, regressam à colecção Novela Gráfica com Rever Paris, uma história onde deixam excepcionalmente de lado o universo de Cidades Obscuras para se aventurarem numa viagem ao futuro de Paris. Um futuro ancorado na realidade mas que não esquece a homenagem aos criadores visionário do século XIX, como Jules Vernes ou Albert Robida.
Fevereiro de 2156. Kârinh nasceu na Arca, uma colónia espacial criada por um grupo de ex-terráqueos que cortaram todos os laços com o seu planeta natal. A jovem sempre sonhou com esta terra que nunca viu, e especialmente com Paris, uma cidade descoberta nos livros. Ao ser escolhida para uma expedição à Terra, o seu sonho vai poder tornar-se realidade, mas a Paris que a espera é bem diferente da que conhece dos livros…

Rever Paris
François Schuiten, Benoît Peeters
Editora: Levoir
Páginas: 144, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 230 x 310 mm
ISBN: 9789896828660
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.