Habemus Hábitos Habemus Monstros

A série de zines O Hábito Faz o Monstro de Lucas Almeida.
Estou a reler O Hábito Faz o Monstro do Lucas Almeida, comprado na livraria portuense Gato Vadio.
Sempre curti este título da série de zines de Lucas Almeida. Faz muito sentido. Até mais do que o hábito faz o monge. Sempre me pareceu ser ao contrário. Ou talvez os dois sentidos façam “sentido”. E descubro que é um título de uma música dos belíssimos Rádio Macau.
Bom, para mim isto é um zine que apela à filosofia. Ao pensamento. Estou a reler o número dois de dois mil e dois, com vinte e oito páginas, pois é o que tenho. Embora tenha comprado o livro da Chili Com Carne, também. A situação está na minha falta de organização, deveria ter arrumado os fanzines junto com os livros, pelo nome do autor. Agora “berrou”. Não o encontro tão cedo.
Bom, continuando. Filosofia, cof cof. Ora bem, o que é isso? É algo que se estudou sem dúvida a contar com a “analítica do belo” que me fez rir. E sorrir. Quem nunca lhe apeteceu brincar com Kant? Kant ou encanta? Ai, esta é foleira.
Retomando, temos um monstro no forno prestes a ser cozido. Ou Fud***. As excelentíssimas páginas amarelas transformam-nos. O passado transforma o presente. O presente transforma o futuro e o monstro peludo parece sorrir no fim, apesar das vozes que nos acompanham. De seus gritos interiores em carne viva. E, tudo isto, com o medo do ridículo a pairar no ar. Ora bem, é um fanzine português, com certeza.
Indicações para a edição especial antológica da Chili Com Carne:
“Best of” das BDs de Lucas Almeida retiradas do seu fanzine O Hábito Faz O Monstro entre 2002 e 2009, e algumas inéditas feitas entre 2009 e 2012.
Edição apoiada pela Câmara Municipal de Cascais e IPDJ.

Lucas Almeida nasceu em 1981 e desde cedo adquiriu o gosto de desenhar. Licenciatura em artes plásticas na ESAD Caldas da Rainha em 2005, onde teve a oportunidade de explorar várias áreas de expressão. Em 2006 ganhou um prémio do concurso jovens criadores na categoria de Banda Desenhada. Desde do ano 2000 que faz a publicação anual do fanzine “O Hábito faz o Monstro”. Percorrendo vários caminhos desde exposições coletivas, projeções de cinema experimental em película de 16mm, desenho em tempo real durante concertos, pintura mural e em tela. Em 2009 fez um estágio em Nova Iorque na Robert Blackburn Printmaking Workshop. Esteve em Shanghai em 2017 durante 5 meses duma residência artística onde fez o livro “Recover one’s original simplicity”. Esteve também em residência artística em New Jersey no Guttenberg Arts Center, a fazer gravuras. Numa quinta em Bucelas desenvolveu um projeto de reabilitação das infraestruturas existentes para criar oficinas de trabalhos manuais de várias técnicas, assim também como criar a possibilidade para residências artísticas. Trabalha na sua oficina de serigrafia, fazendo projetos pessoais, livros de autor e outros projetos editorais, paralelamente com encomendas.
O Hábito Faz o Monstro (edição especial antológica)
Lucas Almeida
Editora: Chili Com Carne
Ano: 2012
Série: Mercantologia, vol. 5
Páginas: 104, preto e branco
Encadernação: capa mole
Dimensões: 16,5 x 23 cm
ISBN: 978-989-8363-15-2
SOBRE O AUTOR |

- Colaboradora
- Costumava desenhar de joelhos, com os braços em cima da cama quando era pequenita e mais tarde numa mesa de escola. Os joelhos agradeceram. Cresci com banda desenhada e criei o fanzine "durtykat" em 2001. Viajei quase à pala e fui colaborando e comunicando através de desenhos, nascendo assim as Nits, em 2014. Voltei a desenhar de joelhos mas eles não se têm queixado. A última exposição foi na Galeria Mundo Fantasma, no Porto, no ano de 2019.
Últimos artigos
ARTIGOS2021.02.04Mander, de Paula Puiupo
ILUSTRAÇÃO2021.01.171.º Direito
ARTIGOS2020.11.25És doida ou quê?
ARTIGOS2020.11.12Os amigos malditos
Deixe um comentário