A estreia da editora Fojo, em coedição com O Gorila.

O autor de banda desenhada Bruno Borges partilhou nas redes sociais momentos do seu quotidiano durante os primeiros meses da epidemia de COVID-19 em Portugal num dos registos mais interessantes que se podem ler no que toca a esta temática.

Este mês, foi lançado em livro o seu Diários do Corona, com textos de Bruno Borges e Rosa Machado e design de Pedro Nora.

A coedição é da editora Fojo, de Pedro Nora, que iniciou as suas lides este mês com a impressão em serigrafia de um cartaz de Nora, e de O Gorila, a chancela editorial de Bruno Borges existente desde 2018.

Uma exposição com os originais está patente ao público na galeria portuense Senhora Presidenta, sita na R. Joaquim António de Aguiar, n.º 65, até ao dia 24 de setembro.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

Armadilhas em papel para leões ferozes.
Em pleno cativeiro forçado, Bruno Borges abriu quatro janelas da sua casa e deixou-nos espreitar o desenrolar dos seus dias de confinamento, a braços com a família irrequieta e um par de animais que forçaram a entrada. Levar uma vida com tantos bichos não deve ser tarefa simples, mais ainda quando o mundo lá fora é um osso duro de roer.
São assim os Diários do Corona. Quarenta entradas do diário desenhado do autor, agora compiladas em livro. Espelham quatro meses dos efeitos da pandemia de Covid-19 em Portugal, e o absurdo, medo e paranóia que a ela estão associados. O sentido de humor e ironia patente nos abraços ao medo, e nos pontapés às pedras do caminho, parecem ser a maneira mais saudável de evitar que os leões nos comam vivos.

Os leitores interessados que não adquiriram a obra na Feira do Livro do Porto, podem encomendar pelo e-mail da Fojo (fojo.editora@gmail.com).

Os Diários do Corona
Bruno Borges
Editora: Fojo / O Gorila
Páginas: 56, preto e branco
Encadernação: capa mole
Dimensões: 220 x 145 mm
PVP: 10,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.