Odisseia, de Homero

Odisseia, de Homero

Adaptação por Christophe Lemoine e Miguel Lalor.

Odisseia é um dos poemas épicos da Grécia Antiga atribuídos a Homero, sucedendo-se a Ilíada. Presume-se que terá sido composto no final do século VIII a.C.

Este segundo volume da série Clássicos da Literatura em Banda Desenhada da Levoir com a RTP apresenta argumento adaptado do marroquino Christophe Lemoine e ilustrações do brasileiro Miguel Lalor. Tem o seu lançamento agendado no nosso país para o dia 25 de setembro.

Na história desta coleção francesa dedicada aos clássicos da literatura, a Odisseia tem um lugar particular. Como referimos, oito das obras tinham sido originalmente editados pela Adonis na sua coleção Romans de toujours, tal como a obra A Volta ao Mundo em 80 Dias, as quais continham um CD para além da BD. Quando a Glénat começou a reeditar tais obras em 2010, às quais adicionaram mais 22 álbuns inéditos, de modo a constituir a série Les Incontournables de la littérature en BD da editora, um dos novos álbuns de então era a Odisseia. No entanto, este álbum já tinha sido produzido em 2008 pela Adonis com o seu dossier pedagógico para a Roman de toujours, mas não tinha existido um verdadeiro lançamento.

Posteriormente à série Les Incontournables de la littérature en BD da Glénat, o álbum teve o percurso habitual. Consta da série da Glénat, distribuída em 2011 com o periódico Le SoirLes Indispensables de la Littérature en BD, bem como, em 2015, da série homónima editada pelo clube do Livro France Loisirs. E, em 2017, está incluído na série Les grands classiques de la littérature en bande dessinée, que a Glénat realizou em parceria com o periódico Le Monde e a rádio France Bleu.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

No final da guerra de Troia, Ulisses decide regressar a casa, a Ítaca, mas o caminho de volta é longo e difícil. Confrontado com a cólera dos deuses do Olimpo, tem de enfrentar inúmeros perigos: a ninfa Calipso, a princesa Nausícaa, os ciclopes, a feiticeira Circe e as sereias. Quando chega finalmente a Ítaca, reencontra o seu filho Telémaco, mas ainda terá de luta para libertar o seu reino de pretendentes interesseiros para enfim poder abraçar a sua querida Penélope.

Odisseia (baseada na obra de Homero)
Christophe Lemoine, Miguel Lalor
Editora: Levoir
Páginas: 64 páginas, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 21,5 x 29 cm
ISBN: 9789896828783
PVP: 10,90€

Deixa um comentário