Finalmente, Jonathan Case é editado no nosso país.

The New Deal, da autoria de Jonathan Case, originalmente editado pela Dark Horse em 2015, não foi premiado mas teve direito a estar nomeado para os Reuben, Harvey e Oregon Book Awards. De qualquer modo, 3 anos antes, Case e o argumentista Jeff Jensen, tinha sido galardoados com um Prémio Eisner pela obra Green River Killer, A True Detective Story (Dark Horse) na categoria de Melhor Obra Baseada na Realidade.

Outros trabalhos de Case enquanto autor a solo são Dear Creature (Dark Horse), Over the Garden Wall: Distillatoria e Over the Garden Wall: Circus Friends (Boom!). Por outro lado, ilustrou Batman ’66 (DC) e Superman: American Alien (DC).

Quanto a The New Deal, mistura a crítica sociopolítica à decada de 30 nova-iorquina com mistério e humor. O título em inglês poder-se-á estranhar à primeira vista mas tem um duplo significado ao evocar a série de programas implementados nos EUA entre 1933 e 1937, sob o governo de Franklin Delano Roosevelt, com o intuito de recuperar economicamente o país após a Grande Depressão. O seu nome foi inspirado pela designação que Theodore Roosevelt tinha dado à sua política económica no início do século XX, Square Deal.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Jonathan Case, escritor americano, vencedor do Prémio Eisner, desenhador e pintor estreia-se em Portugal com The New Deal, considerada uma das melhores graphic novels de 2015 pela Amazon, sai em banca a 26 de Setembro.
Case escreve e desenha esta brilhante novela gráfica com uma subtil dimensão política e social. Através do seu enredo falsamente ligeiro e personagens verdadeiros, The New Deal explora as relações humanas, disparidades de classe, tensões raciais, e capta o espírito da época que descreve: a Grande Depressão da década de 1930.
Na década de 1930 em Nova Iorque, o Waldorf Astoria era o hotel de maior prestígio em Manhattan. Com a chegada da encantadora Nina e da sua comitiva da alta sociedade, o hotel foi atingido por uma série de furtos misteriosos envolvendo Frank, um jovem paquete com azar ao jogo, e Theresa, a empregada de limpeza, negra e actriz amadora. O caso torna-se muito problemático, e a dupla deve rapidamente confiar um no outro para descobrir a verdade.
Misturando maravilhosamente a palavra escrita e uma arte sublime em algo extraordinário, o autor apresenta uma banda desenhada extremamente agradável, onde a bicromia escolhida para colorir a sua novela dá às personagens uma elegância e beleza, acentuando o que de melhor cada uma tem.

The New Deal
Jonathan Case
Editora: Levoir
Páginas: 120, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 180 mm x 275 mm
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.