Histórias para rir da triste vida de uma jovem precária, sem paciência e sem dinheiro.

No dia 7 de outubro, é distribuído no canal livreiro Vida de Adulta, da autoria de Raquel Sem Interesse, numa edição da Suma de Letras. Este livro compila parte do trabalho da autora neste projeto, apresentando ainda uma série de histórias inéditas.

A Quica, a alter ego da autora, protagoniza as histórias que a autora criou inicialmente como um projeto para o seu mestrado e que começaram a chegar ao público através das redes sociais, feiras de ilustração independentes e de uma colaboração com a plataforma digital do Correio do Porto com a publicação de tiras quinzenais, entre 2016 a 2018.

Com Vida de Adulta, o projeto materializa-se pela primeira vez em livro, permitindo um fácil acesso aos leitores interessados em conhecer as vivências e atribulações da Quica.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A Quica é uma rapariga normal que todos os dias apanha um autocarro e o metro para ir para um emprego que a aborrece. Acontecem-lhe toda a espécie de aventuras normais – mas hilariantes – nesse percurso casa/trabalho, bem como em todos os aspectos da vida. A Quica somos todos nós, mas com muito mais graça. E dilemas.
Quica é uma jovem igual a tantas outras. Trabalha demasiadas horas num emprego de que não gosta, tem dilemas existenciais, às vezes gasta mais dinheiro do que aquele que tem, gosta de sair à noite com os amigos, embora não adore a música de dança, tem um problema com fotografias (sofre do oposto da fotogenia) e diz algumas asneiras.
O que começou como um projeto de curso, transformou-se numa série de tiras que têm acompanhado a vida desta personagem cómica e, ao mesmo tempo, amorosa.
Este livro, além de compilar parte do trabalho e da vida ilustrada da Quica, tem toda uma série de histórias inéditas que marcam os trinta anos da autora e que procuram também ser uma amostra semelhante ás vivências de uma geração e de todos aqueles que ainda estão a perceber como é ser «adulto».

Raquel Sem Interesse (n. Raquel da Silva Fernandes, em 1989, no Porto) licenciou-se em Artes Plásticas Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em 2012, e tirou o mestrado em Ilustração e Animação através do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, onde descobriu a paixão pelo cartoon. O gosto pelo desenho e pela criação de personagens veio a culminar num estilo que se alia à tira de BD na sua necessidade de contar histórias. Foi assim que surgiu o projeto Histórias Sem Interesse, que começou como um trabalho para a disciplina de Ilustração, avançando para projeto final do mestrado.

Vida de Adulta
Raquel Sem interesse
Editora: Suma de Letras
Páginas: 104, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 195 X 270 mm
ISBN: 9789897840289
PVP: 14,40€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.