Os últimos dois volumes da série.
A história da edição portuguesa de banda desenhada estrangeira está repleta de séries inacabadas e/ou incompletas. O rol é tão vasto que se podem citar os mais variados contextos e motivos.
Não sendo obviamente uma das causas que mais contribui para o efeito, pode-se citar como um dos motivos as coleções com periódicos de séries estrangeiras, ainda em publicação no país de origem. Tratando-se de coleções “fechadas”, com um princípio e um fim, o seu prosseguimento está dependente de um novo projeto nacional. Poderá ser uma coleção posterior nos mesmos moldes ou, em alternativa, a editora portuguesa da série estrangeira – ou outra editora – terá de encontrar uma outra nova forma de distribuição e/ou apresentação.
Poder-se-ia pensar que nas coleções de banda desenhada da ASA em parceria com o Público, distribuídas nos pontos de venda de periódicos (e, meses mais tarde, nas livrarias), o prosseguimento dessas séries pela ASA no canal livreiro seria a norma, mas, na realidade, é raro tal acontecer.
Quando a coleção de seis volumes de Airborne 44, da autoria de Philippe Jarbinet, foi editada pela ASA com o Público, entre abril e junho de 2017, é um facto que foram publicados todos os livros editados no mercado franco-belga até então. No entanto, no mesmo ano, a Casterman viria a publicar o sétimo volume e, 2 anos depois, o oitavo, dando a série por concluída.
Posto isto, o site Bandas Desenhadas entrou em contacto com a ASA no final do ano passado, a dar estas informações e a questionar se a editora portuguesa iria publicar os 2 tomos em falta.
Com o adiamento da sua publicação devido à pandemia de COVID-19, os 2 últimos álbuns são finalmente editados no nosso país, com um lançamento em simultâneo, previsto para o dia 20 de outubro. Os títulos da edição nacional são Geração Perdida (volume 7) e Sobre as Nossas Ruínas (volume 8). Estes 2 últimos volumes são comercializados no canal livreiro.
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:
Eis a sinopse da editora:
Coleção composta por 8 volumes, distribuídos por 4 ciclos com 2 volumes cada. Cada ciclo trata de uma história independente, embora todas elas estejam entrelaçadas visto todas estarem associadas ao final da Segunda Guerra Mundial e, em especial, à Batalha das Ardenas, no Leste da França.
GERAÇÃO PERDIDA
O Führer tinha prometido ao povo alemão vingar a afronta do tratado de Versailles. E os nossos pais amavam-no por isso. Como prova desse amor, deram-lhe o que tinham de mais precioso: os seus filhos e filhas. 1945. A nossa infância e adolescência dissolveram-se neste sonho transformado em pesadelo. Os nossos inimigos esmagam a Alemanha, tanto a leste como a ocidente. Berlim está em chamas. Só me resta fugir sem olhar para trás. Uma outra vida se desenha para lá da noite.
SOBRE AS NOSSAS RUÍNAS
«– O Von Braun está-se nas tintas para o Führer e para a guerra. Quer dar vida às teorias de Tsiolkovski. E é isso que eu também quero fazer: enviar um foguetão para o espaço.
– Você sonha alto! E, já agora, por que não pôr um homem a andar na lua?
– De facto, por que não?
(…)
– Demasiado sangue nas mãos, tanto você como eu. O seu sonho repousa sobre montanhas de cadáveres.»
Philippe Jarbonet, nascido em 1965 na Bélgica, publica o seu primeiro álbum em 1992 nas Éditions Blanco. Trata-se de Sandy Eastern, com argumento de Franz. Três anos mais tarde regressa à banda desenhada, assinando o argumento e os desenhos do primeiro volume de Mémoire de Cendres, publicado nas Éditions Glénat. Desta série serão publicados dez volumes entre 1995 e 2007. Depois de ter colaborado no policial coletivo Une Folie Très Ordinaire, imaginado por Christian Godard, escreve e desenha a partir de 2003 os três episódios de Sam Bracken, sempre nas Éditions Glénat. Com a sua chegada à Casterman, em 2009, muda de registo e de técnica. Os álbuns Airborne 44, com texto e desenhos de sua autoria, são realizados em cor direta. Funcionando em dípticos, trata-se de histórias de guerra baseadas em dramas humanos. O sucesso é imediato e transporta Jarbinet para o primeiro plano do panorama dos grandes autores realistas. Rigoroso, tanto no texto como no desenho, de que assegura igualmente a cor, Philippe Jarbinet perpetua com talento a banda desenhada realista clássica, não sem lhe trazer uma nota própria de modernidade. Paralelamente ao seu trabalho como autor, Philippe Jarbinet é professor de desenho e de banda desenhada na Academia René Defossez, em Spa, na Bélgica.
Airborne 44 vol. 7: Geração Perdida
Airborne 44 vol. 8: Sobre as Nossas Ruínas
Philippe Jarbinet
Editora: ASA
Páginas: 64 (vol. 7) | 72 (vol. 8)
Encadernação: capa dura
Dimensões: 15,6 x 23,5 cm
ISBN: 9789892349534 (vol. 7) | 9789892349558 (vol. 8)
PVP: 14,95€ (cada)
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.
Tem razão QD diz que a BD estrangeira está repleta de séries inacabadas e/ou incompletas. Infelizmente passa-se o mesmo com outras publicações sem ser de BD. Talvez seja por Portugal é um mercado pequeno, no entanto não me incomodava nada se nestes casos o patrocinador fosse uma marca de bebida, uma autarquia ou um hipermercado.
e esta coleção será novamente um exemplo pois o volume 9 editado pela Casterman em Abril de 2021 e o volume 10 editado no passado Outubro de 2022, nem sequer são falados em serem editados em Portugal. Lá fica mais uma coleção que fica incompleta. Não admira que cada vez menos se demonstre menor interesse na literatura neste país. As Proprias editoras tambem não sabem cativar os clientes.