Os últimos dois volumes da série.

A história da edição portuguesa de banda desenhada estrangeira está repleta de séries inacabadas e/ou incompletas. O rol é tão vasto que se podem citar os mais variados contextos e motivos.

Não sendo obviamente uma das causas que mais contribui para o efeito, pode-se citar como um dos motivos as coleções com periódicos de séries estrangeiras, ainda em publicação no país de origem. Tratando-se de coleções “fechadas”, com um princípio e um fim, o seu prosseguimento está dependente de um novo projeto nacional. Poderá ser uma coleção posterior nos mesmos moldes ou, em alternativa, a editora portuguesa da série estrangeira – ou outra editora – terá de encontrar uma outra nova forma de distribuição e/ou apresentação.

Poder-se-ia pensar que nas coleções de banda desenhada da ASA em parceria com o Público, distribuídas nos pontos de venda de periódicos (e, meses mais tarde, nas livrarias), o prosseguimento dessas séries pela ASA no canal livreiro seria a norma, mas, na realidade, é raro tal acontecer.

Quando a coleção de seis volumes de Airborne 44, da autoria de Philippe Jarbinet, foi editada pela ASA com o Público, entre abril e junho de 2017, é um facto que foram publicados todos os livros editados no mercado franco-belga até então. No entanto, no mesmo ano, a Casterman viria a publicar o sétimo volume e, 2 anos depois, o oitavo, dando a série por concluída.

Posto isto, o site Bandas Desenhadas entrou em contacto com a ASA no final do ano passado, a dar estas informações e a questionar se a editora portuguesa iria publicar os 2 tomos em falta.

Com o adiamento da sua publicação devido à pandemia de COVID-19, os 2 últimos álbuns são finalmente editados no nosso país, com um lançamento em simultâneo, previsto para o dia 20 de outubro. Os títulos da edição nacional são Geração Perdida (volume 7) e Sobre as Nossas Ruínas (volume 8). Estes 2 últimos volumes são comercializados no canal livreiro.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Coleção composta por 8 volumes, distribuídos por 4 ciclos com 2 volumes cada. Cada ciclo trata de uma história independente, embora todas elas estejam entrelaçadas visto todas estarem associadas ao final da Segunda Guerra Mundial e, em especial, à Batalha das Ardenas, no Leste da França.
GERAÇÃO PERDIDA
O Führer tinha prometido ao povo alemão vingar a afronta do tratado de Versailles. E os nossos pais amavam-no por isso. Como prova desse amor, deram-lhe o que tinham de mais precioso: os seus filhos e filhas. 1945. A nossa infância e adolescência dissolveram-se neste sonho transformado em pesadelo. Os nossos inimigos esmagam a Alemanha, tanto a leste como a ocidente. Berlim está em chamas. Só me resta fugir sem olhar para trás. Uma outra vida se desenha para lá da noite.
SOBRE AS NOSSAS RUÍNAS
«– O Von Braun está-se nas tintas para o Führer e para a guerra. Quer dar vida às teorias de Tsiolkovski. E é isso que eu também quero fazer: enviar um foguetão para o espaço.
– Você sonha alto! E, já agora, por que não pôr um homem a andar na lua?
– De facto, por que não?
(…)
– Demasiado sangue nas mãos, tanto você como eu. O seu sonho repousa sobre montanhas de cadáveres.»

Philippe Jarbonet, nascido em 1965 na Bélgica, publica o seu primeiro álbum em 1992 nas Éditions Blanco. Trata-se de Sandy Eastern, com argumento de Franz. Três anos mais tarde regressa à banda desenhada, assinando o argumento e os desenhos do primeiro volume de Mémoire de Cendres, publicado nas Éditions Glénat. Desta série serão publicados dez volumes entre 1995 e 2007. Depois de ter colaborado no policial  coletivo Une Folie Très Ordinaire, imaginado  por Christian Godard, escreve e desenha a partir de 2003 os três episódios de Sam Bracken, sempre nas Éditions Glénat. Com a sua chegada à Casterman, em 2009, muda de registo e de técnica. Os álbuns Airborne 44, com texto e desenhos de sua autoria, são realizados em cor direta. Funcionando em dípticos, trata-se de histórias de guerra baseadas em dramas humanos. O sucesso é imediato e transporta Jarbinet para o primeiro plano do panorama dos grandes autores realistas. Rigoroso, tanto no texto como no desenho, de que assegura igualmente a cor, Philippe Jarbinet perpetua com talento a banda desenhada realista clássica, não sem lhe trazer uma nota própria de modernidade. Paralelamente ao seu trabalho como autor, Philippe Jarbinet é professor de desenho e de banda desenhada na Academia René Defossez, em Spa, na Bélgica.

Airborne 44 vol. 7: Geração Perdida
Airborne 44 vol. 8: Sobre as Nossas Ruínas
Philippe Jarbinet
Editora: ASA
Páginas: 64 (vol. 7) | 72 (vol. 8)
Encadernação: capa dura
Dimensões: 15,6 x 23,5 cm
ISBN: 9789892349534 (vol. 7) | 9789892349558 (vol. 8)
PVP: 14,95€ (cada)

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.