Reedição da BD de autoria de Edgar P. Jacobs.

A conhecida série de banda desenhada franco-belga Blake e Mortimer, criação de Edgar P. Jacobs, foi lançada em 1946 nas páginas do hebdomadário belga Le Journal de Tintin. Este seu trabalho, responsável pela sua fama, encontra bastantes paralelos no seu one-shot de ficção científica, O Raio «U», publicado no hebdomadário Bravo em 1942, o qual, por sua vez, tinha nascido com base no Flash Gordon de Alex Raymond.

Na verdade, quando a redação da Bravo, em plena ocupação alemã em 1942, se confronta com não possuir mais pranchas da BD norte-americana Flash Gordon, é dada a Jacobs a responsabilidade da terminar como desejar, de modo a não deixar os leitores insatisfeitos. Após 5 semanas de publicação, a censura alemã interdita a mesma. É neste contexto, para substituir o vazio deixado, que surge O Raio «U», a primeira banda desenhada criada por Jacobs, seguindo o mesmo género de aventura e ficção científica. Para além de Raymond, uma influência evidente ao longo de toda a obra de Jacobs é Hergé, com quem chega a colaborar em algumas bandas desenhadas de Tintin.

Apesar de O Raio «U» original datar de 1943, é em 1974 que Jacobs produz uma nova versão da mesma – inicialmente pulicada na revista Tintin e seis meses depois em álbum -, tendo nessa altura já sido publicados todos os seus volumes da série Blake e Mortimer, com exceção do póstumo segundo volume de As Três Fórmulas do Professor Sato, finalizado por Bob de Moor.

Muitos dos arquétipos de Jacobs em O Raio «U» seriam por si revisitados na série Blake e Mortimer. Em Portugal, a versão de 1974 da BD tinha sido serializada na revista Tintin (8.º ano) #19-39 (1975-1976) e posteriormente publicada em álbum pela Bertrand (1978), Meribérica (2002) e ASA/Público (2009). A ASA reedita este mês o álbum, desta feita não inserido numa coleção com o Público e com diferente lombada (o conjunto das lombadas da coleção com o Público dedicada a Blake e Mortimer, onde O Raio «U» foi incluído, formava uma ilustração), o qual é distribuído no canal livreiro a 20 de outubro.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

As aventuras de uma equipa de exploradores norlandianos em busca de uradio, um novíssimo minério muito promissor. Enganados pelo infame Dagon, agente secreto dos serviços austradianos, eles vão ter de enfrentar múltiplos perigos até descobrirem o tão desejado minério.

O Raio «U»
Edgar P. Jacobs
Editora: ASA
Páginas: 48, a cores
Dimensões: 23,6 x 31 cm
ISBN: 9789892349091
PVP: 15,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.