A compilação da terceira minissérie.

A ASA tem apostado nas duas grandes vertentes da norte-americana Dark Horse Comics para a publicação de banda desenhada baseada na série televisiva Stranger Things – as minisséries e as denominadas original graphic novels (ONG).

Na prática, para quem adquire os livros, não existe diferenças assinaláveis entre essas duas vertentes da Dark Horse, sendo que a OGN foi uma das formas encontradas pelo mercado norte-americano de comics de assinalar que aquela publicação não foi anteriormente publicada em revistas e posteriormente compilada, ou seja, que se trata de conteúdo completamente original.

No caso de Stranger Things, a Dark Horse concedeu-lhes uma outra diferença – as equipas criativas. Se nas diferentes minisséries, o argumento das mesmas é da autoria de Jody Houser, as OGN contam com argumento de Greg Pak. Quanto aos desenhos, se Valeria Favoccia se encarregou das 2 OGN editadas até ao momento nos EUA (Os Rapazes Zombies e o ainda inédito em Portugal The Bully), as minisséries têm sido desenhadas por diferentes profissionais – Stefano Martino (O Outro Lado), Edgar Salazar (Seis e o ainda inédito em Portugal Science Camp) e Ryan Kelly (Em Chamas).

Em Chamas corresponde, portanto, à terceira minissérie de 4 comics de Stranger Things nos EUA, publicada originalmente entre 20 de janeiro e 8 de julho deste ano, tendo-se dado a sua edição em livro nos EUA em 28 de julho.

Ryan Kelly não é o único profissional novo na série. Apesar das 2 primeiras minisséries terem contado com desenhadores diferentes, Keith Champagne assegurou a arte-final das mesmas. Em Em Chamas, a mesma encontra-se a cargo de Le Beau Underwood. Quanto às cores de Triona Farrell, apesar de ser a primeira oportunidade dos leitores portugueses as apreciarem em Stranger Things, Farrell já tinha colorido a história “The Game Master”, publicada nos EUA na revista Free Comic Book Day 2019 Stranger Things/Black Hammer (com argumento de Houser e arte de Ibrahim Moustafa), a qual também está presente no final do volume.

Cronologicamente, Em Chamas é uma sequela de Seis, passada alguns anos após a fuga observada naquele volume. Tem lugar antes dos acontecimentos da terceira temporada da série televisiva disponível na Netflix. Quanto à BD curta presente, situa-se após a primeira temporada.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Anos depois de fugirem do Laboratório de Hawkins, Ricky e Marcy, duas das antigas cobaias do Doutor Brenner, procuram ter uma vida normal. Mas quando descobrem que o laboratório foi fechado, vão à procura de Nove, uma pirocinética poderosa cuja mente dilacerada ameaça reduzi-los todos a cinzas, a menos que a encontrem e a salvem da sua imaginação malévola. À medida que vão avançando na sua busca, vão desvendando cada vez mais segredos ocultos do Laboratório de Hawkins. Conseguirão encontrá-la antes que ela destrua tudo à sua volta?

Stranger Things: Em Chamas
Jody Houser, Ryan Kelly
Editora: ASA
Páginas: 112, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 15,6 x 23,5 cm
ISBN: 9789892349381
PVP: 14,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.