Havana, 1958.

O nono livro da coleção Novela Gráfica (Série VI) da Levoir com o Público é Arde Cuba, da autoria do espanhol Agustín Ferrer Casas. Este álbum obteve os prémios José Sanchís para a Melhor BD espanhola de 2018 e para o Melhor Argumento no Salão de BD de San Sebastián.

Passada na Havana de 1958, a obra foi originalmente editada em 2017 pela Grafito Editorial. Entre a realidade e a ficção, personagens como Fidel Castro, Camilo Cienfuegos, Che Guevara ou Ernest Hemingway cruzam-se com personagens criados pelo autor.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Quando o fotógrafo Frank Spellman viaja para Cuba na companhia da estrela de Hollywood, Errol Flynn, não suspeitava que uma simples pesquisa de locais de rodagem para um filme se ia transformar num pesadelo tropical. Mafiosos, agentes da CIA, representantes de multinacionais sem escrúpulos, serviços de inteligência militar… Todos competem para salva o regime corrupto e violento de Fulgencio Batista, face ao avanço dos guerrilheiros de Fidel Castro.

Agustín Ferrer Casas nasceu em Pamplona em 1971. Depois de um trabalho sobre BD realizado na faculdade, intitulado a “A Estética da Nona Arte”, decide participar em 1993 num concurso de banda desenhada, onde ganha o primeiro prémio com uma história curta, com gatos antropomorfizados como protagonistas. Nos 20 anos seguintes, conciliou a sua atividade académica e profissional na área da arquitetura com os concursos de BD, tendo ganho uma trintena de prémios de diversas categorias em outros tantos eventos. Em 2011, em plena crise, decide trocar a arquitetura pela BD, afirmando-se como um nome a seguir na BD espanhola, através de obras como Arde Cuba, Cazador de Sonrisas ou Mies, a biografia do famoso arquiteto Mies Van der Rohe.

Arde Cuba
Agustín Ferrer Casas
Editora: Levoir
Páginas: 152, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 170 x 240 mm
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.