Nova versão da BD de Santos Costa.

Batalha de Trancoso é o primeiro álbum de banda desenhada do autor de banda desenhada Santos Costa publicado nesse formato. Surgiu de um convite do Município de Trancoso ao autor, sendo originalmente publicada em 1985, por ocasião do VI Centenário da batalha que intitula a publicação.

A Batalha de Trancoso ocorreu durante a Crise de 1383-1385, a 29 de maio de 1385, sendo liderada por Gonçalo Vasques Coutinho. Esta vitória portuguesa sobre as forças castelhanas serviu de tónico aos portugueses para a decisiva Batalha de Aljubarrota, realizada a 14 de agosto, contribuindo para a manutenção da Independência de Portugal.

Desde 1985, a banda desenhada tem conhecido diversas edições. A mais recente foi lançada em agosto deste ano, com uma versão muito distinta da original.

A banda desenhada foi replanificada e redesenhada pelo autor (apesar de se manterem alguns desenhos e enquadramentos), tendo quase triplicado o número de páginas. Ao contrário da primeira edição, apresenta-se colorida e com recurso à fotografia para os cenários, estando também atualizada, citando já o facto do Campo da Batalha de São Marcos estar classificado como monumento nacional desde 2012.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Batalha de Trancoso (versão 2020)
Santos Costa
Editora: Município de Trancoso
Páginas: 40, a cores
Encadernação: agrafes
Dimensões: 29,7 x 20,9 cm

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.