Mao Tsé-Tung em banda desenhada.

A Gradiva prossegue a sua série Eles Fizeram História com o seu quinto volume, após a publicação de Lenine, Estaline e o díptico dedicado a Churchill, desta feita com um livro dedicado a Mao Tsé-Tung. Originalmente, a obra corresponde ao 17.º tomo da série francófona Ils Onf Fait L’Histoire, com 35 volumes publicados entre 2014 e 2020 numa coedição da Glénat com a Librairie Arthème Fayard.

Em Mao Tsé-Tung, editado no mercado francófono em março de 2017, o argumento compete a jean-David Morvan e Frédérique Voulyzé. O desenho é do argentino Rafael Ortiz Alessio Cammardella e as cores dos italianos Giulia Priori e Andrea Meloni. Como acontece com todos os volumes desta série, a BD é complementada por um dossier de 8 páginas sobre a figura histórica retratada, sendo este da autoria de Jean-Luc Domenach.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Quando o «Grande Timoneiro» “Mao Tsé-Tung” morre, aos 82 anos, a 9 de setembro de 1976, extingue-se uma das figuras mais conhecidas e mais fortemente controversas do século XX e da história da China.
O grande revolucionário, fundador da República Popular da China em 1949; o genial estratega militar, herói da Longa Marcha; o ideólogo que quer ser igual ao Karl Marx ou Lenine São tantos os elementos da propaganda maoista.
Mas muitos são aqueles que, no Ocidente ou na China, desmontam a legenda e falam do ditador que fez escolhas muitas vezes infelizes, sendo responsável pela morte de várias dezenas de milhões de pessoas.

Jean-David Morvan
Nasceu em França, em 1969. Descobriu a paixão pela banda desenhada aos 11 anos e logo decidiu que era este o mundo onde iria trabalhar mais tarde. Estudou Artes Plásticas em França e fez um curso de BD no Instituto Saint-Luc em Bruxelas, onde também frequentou a Academia de Belas-Artes. Inicialmente, dedicou-se ao desenho mas, mais tarde, viria a largar definitivamente os pincéis para se dedicar à escrita de argumentos. Realizou o seu primeiro trabalho em Bruxelas com Sylvian Savoia, tendo abandonado os estudos para se dedicar integralmente à arte da BD. La Quête dês Responses e Sillage com Buchet, Nomad com Savoia, Le Cycle de Tschai com Li-Na, La Mendiguerre com Tamiazzo, 7 Secondes com Parel e Trop de Bonheur com Lejeune são apenas alguns dos trabalhos que assinou.

Frédérique Voulyzé
Nasceu a 9 de abril, sob o signo do Carneiro. Estudou Economia e Filosofia. Professora há 10 anos, dinamiza regularmente ateliers de artes gráficas no ensino fundamental e médio. É argumentista de diversos álbuns de banda desenhada, sempre em coautoria com Jean-David Morgan. Para a série Ils ont fait l’Histoire, coescreveu as biografias de Mao Tsé-Tung, Luís XIV (2 tomos) e Jean Jaurès. Outras duas séries coescritas por si foram Les aventures de Tom Sawyer e Les aventures de Huckleberry Finn. Outros trabalhos foram L’Écume des jours e L’arrache-cœur.

Rafael Ortiz
É um autor de BD, ilustrador e caricaturista argentino. Os seus primeiros trabalhos no mercado norte-americano começaram por ser substituições de outros desenhadores em diferentes séries como Demon Squad (webcomic), Hard Builled Comics (Goodbum Studios) ou Deadworld (Caliber). Na Avatar Press, teve os seus primeiros trabalhos como desenhador regular em séries como Dan the Unharmable e Crossed. Para a Glénat, desenhou o álbum Mao Tsé-Tung na coleção Eles Fizeram História, bem como L’envers des nuages (2018) e J’irai cracher sur vos tombes (2020).

Jean-Luc Domenach
Nasceu a 11 de agosto de 1945, em Hatuevires, Drôme, França. Sinólogo e cientista político, é professor do Institut d’Études Politiques de Paris e do CERI – Center for International Studies. A sua especialidade é a política chinesa e os problemas contemporâneos da Ásia. Em França, foi nomeado cavaleiro da Ordem nacional do Mérito e cavaleiro da Legião de honra. É o autor do dossier que complementar a banda desenhada Mao Tsé- Tung na coleção Eles Fizeram História, originalmente publicada pela Glénat e em Portugal pela Gradiva.

Mao Tsé-Tung
Jean-David Morgan, Frédérique Voulyzé, Rafael Ortiz & Jean-Luc Domenach
Editora: Gradiva
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 23,3 x 31,3 cm
ISBN: 9789897850042
PVP: 16,50€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.