A adaptação do romance de Manuel Vázquez Montalbán.

O romance La soledad del mánager, da autoria de Manuel Vázquez Montalbán, foi publicado em Espanha em 1977. Trata-se da terceira obra do autor dedicada a Pepe Carvalho, o atípico detetive privado de personalidade rica, complexa e contraditória, cujas aventuras são o mote para o escritor retratar e, frequentemente, criticar a situação política e cultural da sociedade espanhola da segunda metade do século XX.

A sua adaptação à BD foi publicada a 31 de outubro de 2020 pela Levoir com o título traduzido A Solidão do Executivo, contando com argumento de Hernán Migoya e desenhos de Bartolomé Seguí. Foi originalmente publicada no país vizinho em 2019 pela Norma Editorial.

Segue-se a Tatuagem, a segunda obra (foi antecedida, em 1972, por Yo Maté a Kennedy – Impresiones, observaciones y memorias de un guardaespaldas) da série Pepe Carvalho, cuja adaptação à banda desenhada, realizada pelos mesmos autores, foi publicada pela Levoir no nosso país em 2018.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

O detective Pepe Carvalho é a personagem mais universal de Manuel Vázquez Montálban (1939-2003), escritor, jornalista, poeta, crítico gastronómico e figura-chave do panorama cultural espanhol do século XX. Depois de Tatuagem, publicado pelo Público e pela Levoir na série de 2018, Carvalho e Montálban regressam à colecção Novela Gráfica com A Solidão do Executivo, a segunda aventura gráfica de Pepe Carvalho, adaptada mais uma vez por Hernán Migoya, em parceria com Bartolomé Seguí (o desenhador de Histórias do Bairro e As Serpentes Cegas).
Neste novo caso, Carvalho terá de relembrar os seus tempos de juventude como agente da CIA, e uma viagem aos Estado Unidos, em que conheceu Antonio Jaumà, gerente da multinacional Petnay. Muitos anos mais tarde, quando Jaumà aparece morto no que parece ser apenas um acerto de contas sexual, Carvalho é contratado pela viúva para investigar o seu assassinato.

A Solidão do Executivo (baseada na obra de Manuel Vázquez Montálban)
Hernán Migoya, Bartolomé Seguí
Editora: Levoir
Páginas: 96, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 215 x 288 mm
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.