O 5.º volume de Clássicos da Literatura em BD.

As Aventuras de Tom Sawyer é o segundo romance do norte-americano Mark Twain (pseudónimo literário de Samuel Langhorne Clemens, 1835 – 1910), publicado originalmente em 1876 pela American Publishing Company, tendo sido transposto inúmeras vezes para os mais diferentes media, incluindo a banda desenhada.

A presente BD conta com dois autores italianos, sendo o argumento da autoria de Caterina Mognato (que tem várias BD disneyanas publicadas nas revistas da Goody em Portugal) e os desenhos de Danilo Loizedda. Integrou em 2018 a série Les grands classiques de la littérature en bande dessinée da Glénat com o periódico Le Monde e a rádio France Bleu, a qual serve de base à presente coleção portuguesa Clássicos da Literatura em BD da Levoir com a RTP.

Originalmente, este volume tinha sido anunciado para janeiro de 2021, supostamente constituindo o sexto volume da coleção (sendo o 5.º volume, inicialmente anunciado para novembro de 2020, a adaptação de Os Maias). Uma reformulação do plano editorial da coleção originou que As Aventuras de Tom Sawyer fosse não só o 5.º volume como tivesse a sua distribuição em outubro de 2020.

Eis a sinopse da editora:

Inspirado na própria infância do autor, As Aventuras de Tom Sawyer (1876) relata as traquinices do jovem Tom e do seu amigo Huckleberry Finn numa pequena comunidade rural do Missouri, situada na margem do Mississippi. Este romance terá um sucesso comercial considerável, assegurando a Mark Twain um renome internacional que será reforçado 8 anos mais tarde com a publicação de Aventuras de Huckleberry Finn (1884).

As Aventuras de Tom Sawyer (baseada na obra de Mark Twain)
Caterina Mognato, Danilo Loizedda
Editora: Levoir
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 21 x 28,5 cm
ISBN: 9789896828813
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.