O 4.º volume de Clássicos da Literatura em BD.

A série Clássicos da Literatura em BD da Levoir em parceria com a RTP prosseguiu, como anunciado, em outubro, com a edição do 4.º volume, a transposição do romance Oliver Twist para a banda desenhada.

O segundo romance de Charles Dickens (1812 – 1870), originalmente intitulado Oliver Twist, or, The Parish Boy’s Progress, foi inicialmente publicado de forma seriada, ao longo de 24 capítulos, na revista Bentley’s Miscellany entre fevereiro de 1837 e abril de 1839. No entanto, a sua publicação em livro antecedeu o fim da publicação na revista em 6 meses, sendo editado em 3 volumes por Richard Bentley em 1838.

Como a maioria dos clássicos desta coleção, Oliver Twist foi sendo transposto para os mais diferentes media, desde o cinema à televisão, passando pelo teatro.

Esta adaptação para BD conta com argumento do francês Philippe Chanoinat e desenhos do francês lusodescendente David Cerqueira (que, em Portugal, ilustrou a BD curta “A Casa”, escrita por André Oliveira, inicialmente publicada na revista CAIS e posteriormente compilada no livro AlmanaqueCurtas de BD, editado pela Bicho Carpinteiro em 2018).

Este álbum foi publicado em 2010 na série de 30 álbuns da Glénat Les Incontournables de la littérature en BD (em colaboração com as Éditions Adonis, responsável pela série Romans de Toujours, a génese desse projeto), já contando com o dossier final com o percurso da obra, do autor em questão e da época histórica em que se enquadrava. Foi um dos álbuns reeditados em 2011 pela Glénat com o título Les Indispensables de la Littérature en BD, tendo sido distribuídos nos pontos de venda de periódicos com o periódico Le Soir. Conheceu nova reedição em 2013 como um dos elementos de um álbum duplo na coleção com título idêntico publicada pelo clube do livro France Loisirs. Finalmente, em 2017 foi reeditada na série Les grands classiques de la littérature en bande dessinée da Glénat com o periódico Le Monde e a rádio France Bleu, a qual serve de base à presente coleção portuguesa.

Eis a sinopse da editora:

Após a morte da mãe, o jovem Oliver Twist foi criado num orfanato de onde é expulso por ter ousado pedir uma ração suplementar de papas de aveia. Arranja trabalho como aprendiz de agente funerário, mas sendo alvo de maus-tratos pelo seu mestre, prefere fugir. Acaba por chegar a Londres onde, uma vez recrutado na rua por um bando de jovens ladrões que trabalham para o velho Fagin, Oliver descobre um mundo cruel onde apenas conta a astúcia. Mas em breve, o seu encontro com o senhor Brownlow vai fazê-lo antever dias melhores.

Oliver Twist (baseada na obra de Charles Dickens)
Philippe Chanoinat, David Cerqueira
Editora: Levoir
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 21 x 28,5 cm
ISBN: 9789896828790
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.