
O Fandaventuras Especial regressa à Série Garth.
O fanzine Fandaventuras Especial regressa este mês com a sua Série Garth, dedicada à homónima tira diária do jornal britânico Daily Mirror. Criada por Steve Dowling e Gordon Boshell, a tira conta também, pouco depois do seu lançamento, em 1943, com John Allard como assistente, então somente com 15 anos de idade. Quanto ao argumento, as primeiras histórias têm a autoria de Don Freeman, seguindo-se Hugh McClelland (numa única história) e Peter O’Donnell.
O Império das Máquinas (The Captive, no original), a BD reproduzida neste fanzine da Serafim & Malacuéco, Inc., foi originalmente publicada entre 27 de junho de 1957 e 15 de janeiro de 1958.
O argumento da 32.ª história de Garth, com direito a 172 tiras, pertence a O’Donnell (e não a Jim Edgar, como equivocadamente consta na capa, o qual começaria a escrever a tira em abril de 1966), sendo os desenhos de Dowling, assistido por Allard. No nosso país, trata-se de uma publicação inédita.
Clique na imagem para a visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Trata-se uma história perturbadora onde, num planeta de um distante sistema solar, uma civilização desenvolveu uma tecnologia tão avançada que o seus habitantes, humanoides como nós, deixaram de necessitar de trabalhar e de pensar, pois os robots e as máquinas fazem tudo o que é necessário para que os humanos não tenham de se preocupar mais do que crianças numa imensa Disneylândia.
Certos potentados das várias colónias dispersas pelo planeta, entretêm-se a raptar habitantes de outros planetas distantes para com eles se divertirem, pois é tudo com se preocupam no presente. E Garth é apanhado numa dessas incursões e levado para o planeta Huron onde vem a colaborar numa revolta de uma colónia singular, “Os Pensadores”, para devolver aos humanos locais, normas mais sensatas de existência.
Um história bem perturbadora e uma perspetiva inquietante para os terráqueos que começam a desenvolver avançadas tecnologias que vão nesse mesmo sentido.
Série Garth: O Império das Máquinas
Peter O’Donnell, Steve Dowling, John Allard
Série: Fandaventuras Especial
Páginas: 86, a preto e branco
Editora: Serafim & Malacuéco, Inc.
Encadernação: Capa mole

Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.
Muito obrigado pelas novidades, e pela divulgação da BD.
Sendo um interessado, não é fácil adquirir essas publicações.
Mesmo o CPBD, do qual gostaria de ser associado, também não sei como aceder.
Fará falta em Portugal uma nova associação de cultores da BD?
Já não somos muitos os que prezam pela história da BD.
Saudações cordiais.
Para obter fanzines Fandaventuras, pode-se entrar em contacto com o faneditor, através do e-mail gussy.pires@sapo.pt.
E onde se pode comprar isto?
Para obter fanzines Fandaventuras, pode-se entrar em contacto com o faneditor, através do e-mail gussy.pires@sapo.pt.