O Fandaventuras Especial regressa à Série Garth.

O fanzine Fandaventuras Especial regressa este mês com a sua Série Garth, dedicada à homónima tira diária do jornal britânico Daily Mirror. Criada por Steve Dowling e Gordon Boshell, a tira conta também, pouco depois do seu lançamento, em 1943, com John Allard como assistente, então somente com 15 anos de idade. Quanto ao argumento, as primeiras histórias têm a autoria de Don Freeman, seguindo-se Hugh McClelland (numa única história) e Peter O’Donnell.

O Império das Máquinas (The Captive, no original), a BD reproduzida neste fanzine da Serafim & Malacuéco, Inc., foi originalmente publicada entre 27 de junho de 1957 e 15 de janeiro de 1958.

O argumento da 32.ª história de Garth, com direito a 172 tiras, pertence a O’Donnell (e não a Jim Edgar, como equivocadamente consta na capa, o qual começaria a escrever a tira em abril de 1966), sendo os desenhos de Dowling, assistido por Allard. No nosso país, trata-se de uma publicação inédita.

Clique na imagem para a visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Trata-se uma história perturbadora onde, num planeta de um distante sistema solar, uma civilização desenvolveu uma tecnologia tão avançada que o seus habitantes, humanoides como nós, deixaram de necessitar de trabalhar e de pensar, pois os robots e as máquinas fazem tudo o que é necessário para que os humanos não tenham de se preocupar mais do que crianças numa imensa Disneylândia.
Certos potentados das várias colónias dispersas pelo planeta, entretêm-se a raptar habitantes de outros planetas distantes para com eles se divertirem, pois é tudo com se preocupam no presente. E Garth é apanhado numa dessas incursões e levado para o planeta Huron onde vem a colaborar numa revolta de uma colónia singular, “Os Pensadores”, para devolver aos humanos locais, normas mais sensatas de existência.
Um história bem perturbadora e uma perspetiva inquietante para os terráqueos que começam a desenvolver avançadas tecnologias que vão nesse mesmo sentido. 

Série Garth: O Império das Máquinas
Peter O’Donnell, Steve Dowling, John Allard
Série: Fandaventuras Especial
Páginas: 86, a preto e branco
Editora: Serafim & Malacuéco, Inc.
Encadernação: Capa mole

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.