O fim da Série VI da coleção Novela Gráfica.

O último livro de Novela Gráfica (série VI) é o segundo inédito mundial desta coleção. Trata-se de Ao Som do Fado (Sur un air de Fado, no original), obra cujo lançamento estava previsto pela Dargaud em junho de 2020 mas que foi adiado para janeiro de 2021.

A história decorre em Portugal, na década de 1960, período em que o país tinha Salazar como presidente do Conselho de Ministros do governo ditatorial do Estado Novo. Quando um médico é contratado para tratar os prisioneiros torturados pela PIDE, restam-lhe duas opções – ou ignorar e passar a fazer parte dos horrores do regime, ou envolver-se ativamente na resistência.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Licenciado pela Escola de Belas-Artes em Angoulême, Nicolas Barral iniciou a sua carreira na revista Fluide Glacial, mas foi a sua colaboração com Pierre Veys em Baker Street e As Aventuras de Philip e Francis – uma paródia à série Blake e Mortimer – que o tornou conhecido do grande público. Em 2013, sucedeu a Jacques Tardi e a Emmanuel Moyot na adaptação das aventuras de Nestor Bruma, o detective parisiense criado pelo escrito Léo Malet. Ao Som do Fado, uma emotiva e bem documentada banda desenhada sobre Portugal antes do 25 de Abril de 1974, publicada nesta colecção ainda antes da sua saída em França, é a sua estreia como autor completo.
Lisboa, 1968. Salazar acabava de cair da cadeira, durante umas férias no Forte Santo António, no Estoril. Fernando Pais, um médico que levava uma vida tranquila, é contratado para tratar dos prisioneiros da PIDE após os interrogatórios. Ao ser confrontado com a dura realidade da ditadura, Fernando percebe que não pode ignorar o que se passa em seu redor e que tem de decidir de que lado da barricada quer estar.

Ao Som do Fado
Nicolas Barral
Editora: Levoir
Páginas: 168, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 197 x 280 mm
ISBN: 9789896828745
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.