Kent State, de Derf Backderf.

Desde o ano passado que foi instituído o Prix Comics ACBD de la Critique, dedicado às melhores obras de banda desenhada originalmente editadas em língua inglesa num país anglófono com posterior edição em língua francesa num país francófono no período que o prémio consagra. Como é apanágio dos prémios da ACBD, pretende distinguir uma obra com uma forte exigência narrativa e gráfica, marcada pela sua pujança, a sua originalidade, a novidade do seu propósito ou os meios que o autor utiliza.

O prémio de 2020 foi atribuído à obra Kent State, escrita e desenhada por Derf Beckderf, originalmente editada pela Abrams ComicArts e publicada em França pela Çà et Là, com uma tradução de Philippe Toboul.

Segundo a ACBD, este documentário em banda desenhada consegue criar empatia com os protagonistas de um acontecimento histórico norte-americano enquanto, simultaneamente, se associa a um indiscutível rigor de investigação. Este álbum demonstra a maturidade de um autor que já tinha conquistado o público em França com seu Mon ami Dahmer (My Friend Dahmer, no original).

Os restantes 4 finalistas para o prémio eram:

  • Batman créature de la nuit (Batman: Creature of the Night, no original), escrita por Kurt Busiek, desenhada por John Paul Leon e publicada em França pela Urban Comics (original da DC Comics)
  • L’Histoire de l’univers Marvel (History of the Marvel Universe), escrita por Mark Waid, desenhada por Javier Rodriguez e publicada em França pela Panini Comics (original da Marvel Comics)
  • Mind MGMT tome 1, escrita e desenhada por Matt Kindt, publicada em França por Monsieur Toussaint L’Ouverture (original da Dark Horse Comics)
  • Sur la route de West (Are You Listening?), escrita e desenhada por Tillie Walden, publicada em França pela Gallimard BD (original da First Second)

Como é habitual com os premiados e finalistas deste Prémio, nenhuma das obras contempladas conhece edição portuguesa.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.
Últimos artigos