Disponível no YouTube.

A curta-metragem No Caminho das Trevas é uma adaptação em imagem real do livro Congo: No Caminho das Trevas (Volume II) da autoria dos irmãos Duarte e Henrique Gandum.

O filme retrata dois excertos da obra original, em que seguimos a inóspita e arriscada viagem levada a cabo pelo Major Afonso Ferreira pela desconhecida região do Congo em finais do século XIX. Existem fortes bases em eventos reais, como a presença de portugueses no Congo nas décadas de 1870 e 1880, albergando também componentes fantásticos da mitologia africana.

Pedro Lima protagoniza a curta no papel do Major Afonso Ferreira, sendo acompanhado por Miguel Valle e Raul Muta, bem como Pedro Wallenstein como Rei D. Luís I de Portugal.

Tratando-se de um projeto totalmente independente, a equipa de produção trabalhou com todos os meios disponíveis e viáveis de modo a que esta adaptação fosse a mais fiel possível à época e ao mundo nela retratada. Através do uso de efeitos visuais, cenários foram enriquecidos digitalmente para tornar a narrativa mais imersiva. Assim como retrata a história, criaturas primitivas como o Nguma Monene ganharam vida e uma aparência fotorrealista, também através de meios totalmente digitais.

A curta é dedicada a Pedro Lima, que recebeu este projeto com grande entusiasmo quando lhe foi feita a proposta para protagonizar o filme no inicio da produção do mesmo em 2018, e muito se mostrou orgulhoso do resultado final no evento de estreia no festival AmadoraBD de 2019.

Desde 5 de dezembro de 2020, todos os interessados podem visualizar a curta-metragem no YouTube, através deste link, com legendas disponíveis em português e inglês.

Outros links de interesse:

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.