McClelland & Stewart

McClelland & Stewart

BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

McClelland & Stewart

Atividade: 1906 – presente
Sede: Toronto, Canadá
Filiação: Penguim Random House Canada

John McClelland e Frederick Goodchild eram ambos empregados na Methodist Book Room, uma divisão da Igreja Metodista do Canadá, quando decidiram fundar a sua própria editora em 1906 com a designação de McClelland and Goodchild. Em dezembro de 1913, George Stewart, que também tinha trabalhado na Methodist Book Rooom, juntou-se à empresa, a qual muda o seu nome para McClelland, Goodchild and Stewart Limited. Quando Goodchild decidiu abandonar a empresa para criar a sua própria editora em 1918, a editora alterou a sua designação para McClelland and Stewart Limited, mais tarde por vezes abreviado para M&S.

O primeiro título conhecido da editora é Random Reminiscences of Men and Events de John D. Rockefeller. Nos seus primeiros anos, a editora focou-se em contratos exclusivos de distribuição e impressão com editoras estrangeiras, enquanto ia lentamente aumentando o seu catálogo de autores canadianos.

Quando Jack McClelland, filho de John, ingressou na editora em 1946, a mesma começou a distanciar-se da distribuição de livros publicados fora do Canadá e a dedicar-se mais ao catálogo canadiano. Em 1962, a maioria das atividades da editora estavam associadas à publicação de autores canadianos. Do seu catálogo, fazem parte escritores como Margaret Atwood, Pierre Berton, Leonard Cohen, Peter Gzowski, Donald Jack, Margaret Laurence, Farley Mowat, Michael Ondaatje e Mordecai Richler.

Em 1985, a editora foi comprada por Avie Bennett. Em 1986, Douglas Gibson, editor da Macmillan of Canada, foi contratado pela editora, ficando responsável pela chancela Douglas Gibson Books, tendo muito dos autores com que trabalhava anteriormente o seguido para a nova chancela. Ele tornar-se-ia o editor da M&S em 1988 e o seu presidente em 2000. Entretanto, em 1995, a editora adquiriu a Tundra Books.

Em 2000, a Random House of Canada comprou 25% da editora, tendo Bennett doado os restantes 75% à Universidade de Toronto. Em 2011, a Random House adquiriu os restantes 75% da editora. Em 2013, a Bertelsmann, proprietária da Random House, entrou num acordo com a Pearson PLC, proprietária do Penguin Group, para formarem uma nova empresa denominada Penguin Random House. No Canadá, a união da Random House of Canada com a Penguin Canada originou a Penguin Random House Canada.

Tendo-se especializado na ficção, poesia e não-ficção, a M&S é uma editora que não tem um plano específico para a edição de banda desenhada.

Obras de BD publicadas em Portugal

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

Deixa um comentário