O início da nova coleção ASA/Público.

Como tínhamos noticiado, no dia 10 de dezembro iniciou-se a nova coleção ASA/Público, com a publicação do primeiro volume da série Rio, uma crónica urbana de 4 volumes editada entre 2016 e 2019 no mercado francófono pela Glénat, da autoria de Louise Garcia e Corentin Rouge. O título do primeiro tomo é Deus para Todos.

No Rio de Janeiro, Alma informa Jonas, um polícia corrupto, sobre o tráfico de droga no interior da favela Beija-Flor. Depois de ter tentado fazer pressão sobre o polícia para conseguir uma melhor situação pessoal, é selvaticamente assassinada por ele à vista do filho Rúben. Este consegue fugir e juntar-se à irmã mais pequena, Nina. Sem saberem para onde ir, depois de uma noite passada ao relento, acabam na “sopa dos pobres”, onde conhecem Bakar, uma desenrascada criança de rua que não tarda a integrá-los no seu gangue juvenil. Rúben, que agora é responsável pela irmã pequena, vai mergulhar ainda mais na delinquência e as duas crianças parecem irremediavelmente perdidas, a menos que aconteça alguma coisa que inverta a tendência para um destino triste e sombrio – serem adotados por uma família rica, por exemplo…

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Rio de Janeiro – Uma cidade onde a vida é uma luta!
Rúben e Nina nasceram numa das maiores favelas do Rio de Janeiro, tendo ficado entregues a si próprios no dia em que a mãe é assassinada por Jonas, um polícia corrupto de quem ela era informadora e amante. Acolhidos por Bakar, um rapaz que vive de expedientes, acabam por se juntar ao seu gangue. Entre pobreza e violência, a única saída parecem ser as falcatruas que se vêem forçados a fazer todos os dias para sobreviver. Mas há uma outra alternativa: serem adoptados por uma família rica…

Louise Garcia nasceu em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, Brasil, em 1983. Cresceu na cidade do Rio de Janeiro, onde fez toda a sua escolaridade num liceu internacional francês. Depois de estudos universitários em Arte, trabalhou em estabelecimentos públicos culturais brasileiros, após o que se instalou em França.

Corentin Rouge nasceu em Paris, em 1983. Filho de Michel Rouge, um artista de banda desenhada, o seu nome inspira-se no famoso herói de banda desenhada criado por Cuvelier. Licenciou-se em Animação e Cinema na Academia de Artes Decorativas de Paris, em 2006. Aprendeu os rudimentos da banda desenhada com o seu pai, com quem colaborou na passagem à cor da série Shimon de Samaria Le Samaritain, entre 2004 e 2008, tendo entretanto publicado a sua primeira história de banda desenhada na revista Métal Hurlant, em 2004. A série policial Milan K., cujo primeiro volume foi nomeado em Angoulême, marca a sua estreia na publicação de álbuns de banda desenhada.

RIO vol. 1: Deus para Todos
Louise Garcia, Corentin Rouge
Editora: ASA
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 24 x 32 cm
ISBN: 9789892350127
PVP: 10,90 €

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.