BD² – Base de Dados de Banda Desenhada
Mao
Pseudónimo de: Hugo Almeida
Nascimento: 1984
Naturalidade: Lisboa, Portugal
Mao (aka Hugo Almeida) foi um dos elementos fundadores do coletivo de criação e pensamento sobre BD Clube do Inferno, sendo autor de diversos fanzines em nome próprio e tendo participado em antologias e colaborado em vários projetos independentes em Portugal e no estrangeiro.
Em 2005, foi galardoado com o 2.º prémio da competição do Festival Internacional de Banda Desenhada com “Eléctrica Cadente” (onde o autor tenta conjugar um twist com a dicotomia real/irreal), o qual viria a ser o primeiro trabalho publicado do autor.
A sua formação académica é científica (doutoramento em biologia molecular), mas passou a dedicar-se à investigação da cultural visual e banda desenhada na sua investigação pós-doutoral, cruzando um interesse em questões formais da comunicação visual com a representação do conhecimento científico, particularmente no que diz respeito a questões que envolvem a biologia, o ambiente e o conceito de Antropocénico, a ideia de que a atividade humana alterou os sistemas da Terra, tornando-se numa força geológica. É investigador no CIUHCT, e membro do Management Committee da rede europeia sobre banda desenhada ibérica iCOn-MICS.
É um dos elementos fundadores do coletivo Massacre, no qual editou também o seu livro de artista em 2 volumes Not-Human, Not-Fly (2020).
Obras de BD publicadas
- Ghostkeeper – Clube do Interno, 2012
- Radiation #1 – Clube do Inferno, 2013
- Radiation #2 – Clube do Inferno, 2014
- 3 Stories – Clube do Inferno, 2014
- Colony Collapse Disorder – Clube do Inferno, 2016
- Picaresque – Clube do Inferno, 2016
- UltraSaiyanJedi is streaming Tactical Arena: Apocalypse, March 11th (Twitch is like the fun side of the military-industrial-surveillance complex) – Massacre, 2020
Participação em antologias nacionais
- Blazt #1 – Blast, Núcleo de Banda Desenhada e Cinema de Animação da Associação de Estudantes de Artes Plásticas e Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2005 (“Eléctrica Cadente”)
- Zilêncio #1 – Oficina do Cego, 2015 (BD inominada)
- QCDI 3000 – Chili Com Carne, 2015 (“Fantastic Proliferation”)
- Quireward #1 – Montesinos, 2016 (“Sinisterra”)
- Portuguese Small Press Yearbook 2018 – PSPY, 2018 (“Well you know the trick is to imagine that there’s an audience to these things”)
- Soundscape Campus booklet – Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, 2018 (“The aeroplane flies high”)
Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.