Um projecto de BD com o intuito de ajudar.

No inicio de Março deste ano, todas as nossas vidas foram abaladas e tivemos que nos adaptar a uma nova realidade. No entanto, a realidade nua e crua é que, infelizmente, houve quem ficasse no limiar da pobreza ou muito perto disso. Mas também é nos piores momentos que as pessoas se unem e deixam de olhar tanto para o eu e mais para o nós.

Foi com este intuito que, em Março, o autor André Morgado resolveu criar o projecto Virar a Página – Antologia de BD, um projecto que juntou argumentistas e desenhistas portugueses na criação de 41 bandas desenhadas, procurando ser parte activa do apoio da acção social da Associação CAIS.

Inicialmente o projecto tinha apenas o objectivo de ter uma edição digital (e-book). No entanto, com a forte adesão da comunidade bedéfila, o projecto avançou para uma edição em papel.

Foi em Agosto deste ano que o projecto, já com toda a sua planificação definida, lançou uma campanha de crowdfunding, a qual foi bem sucedida.

Deste projecto fizeram parte os autores A. S., Alberto Pereira, Alexandra Sousa, Ana Monteiro,  André F. Morgado, André Mateus, André Oliveira, Bárbara Lopes, Beatriz Blodau, Carla Rodrigues, Carlos Drave, Carlos Martins, Daniel Maia,  Daniel Silva Lopes, Dário Lucas, Diana David, Diogo Almeida, Diogo Carvalho, Diogo Campos, Diogo Semedo, Filipe Duarte, Filipe Pina, GEvan, Guilherme Trindade, Henrique Gandum, Inês Barroso, Inês Silva, Joana Afonso, João Inglês, João Sequeira, Jorge Coelho, Kachisou, Katiurna, Liliana Gaito, Lucas Benetti,  Luís Guerreiro,  Marco Fraga da Silva,  Maria Lima,  Mário Freitas, Miguel Peres, Nuno Dias, Nuno Duarte, Osvaldo Medina, Patrícia Costa, Patrick Caetano, Paulo Monteiro, Paulo Pinto, Pedro Moura, Pedro Reis, Pedro Santos,  Pedro Serpa, Quico Nogueira,  Rafael Marques, Rafael Sales, Rafael Sanzio, Ricardo Andrade, Ricardo Baptista, Ricardo Santo, Rodrigo Mota, Ronald Kaiser, Rui Cunha, Rui Soares, Rui Tomás, Sérgio Santos, Susa Monteiro, TCHE e Telmo Freitas.

Os promotores desta acção esperam, durante a próxima semana, fazer a doação à CAIS de forma a proporcionarem um melhor época festiva a todos aqueles que infelizmente pouco ou nada têm.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

  • A ASSOCIAÇÃO CAIS

Desde a sua fundação, em 1994, a CAIS tem como missão contribuir para a melhoria global das condições de vida de pessoas social e economicamente vulneráveis, em situação de privação, exclusão e risco. Os vários projetos que desenvolvemos têm como principal objetivo promover a integração social destas pessoas, através de metodologias de capacitação para a aproximação ou regresso ao mercado de trabalho, ajudando-as a recuperar a autoestima, competências e o seu lugar de direito na sociedade.

Está, também, no ADN da CAIS a promoção de parcerias com empresas, outras organizações com e sem fins lucrativos, nacionais e internacionais, fomentando a responsabilidade social através da empregabilidade, criando e participando em redes de partilha de conhecimento, de inovação e de empreendedorismo sociais. Foi, por isso, com muita gratidão que tomámos conhecimento do iniciativa da Antologia de Banda Desenhada Virar a Página cujos autores, conscientes da realidade social em que vivemos e que a recente pandemia veio agravar, decidiram projetar para apoiar a nossa organização.

O nosso lema, nos últimos anos, tem sido “Todos contam”. Isto significa, não só, que todas as pessoas têm direito a uma voz e a um lugar na sociedade, mas também que todos temos o dever de contribuir para que isto possa ser uma realidade. O gesto dos autores da presente Antologia transmite-o completamente.

Em nome da CAIS, deixo o meu maior agradecimento!

– Conceição Cordeiro, Diretora Executiva da Associação CAIS

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.