BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Tundra Books

Atividade: 1967 – presente
Sede: Toronto, Canadá
Filiação: Penguim Random House Canada

A editora Tundra Books foi fundada em 1967 pela escritora e editora May Cutler. Nos primeiros anos, a sua sede foi a própria casa de Cutler em Montreal, sendo a primeira mulher canadiana a publicar livros infantojuvenis no Canadá. A Tundra Books é a editora infantojuvenil canadiana mais antiga.

Em 1971, abriu a sua filial norte-americana, a Tundra Books of Northern New York.

Após 28 anos de funcionamento, a Tundra foi vendida à McClelland & Stewart, tendo a sua sede mudado para Toronto e Kathy Lowinger assumido o cargo de editora até 2009, altura em que as suas funções foram assumidas por Kathryn Cole e Alison Morgan.

Em 2000, a Random House of Canada comprou 25% da McCleland & Stewart, tendo os restantes 75% sido doados à Universidade de Toronto. Em 2011, a Random House adquiriu os restantes 75% da editora. Em 2013, a Bertelsmann, proprietária da Random House, entrou num acordo com a Pearson PLC, proprietária do Penguin Group, para formarem uma nova empresa denominada Penguin Random House. No Canadá, a união da Random House of Canada com a Penguin Canada originou a Penguin Random House Canada.

No seu 50.º aniversário, a Tundra Books anunciou a criação de um prémio literário em memória da sua fundadora, falecida em 2011, o May Cutler Emerging Artist of the Year Award.

Entre as suas publicações infantojuvenis, a Tundra também edita álbuns de banda desenhada destinados àquela faixa etária.

Séries de BD publicadas em Portugal

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.