BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Hachette

Atividade: 1826 – presente
Sede: Vanves, França
Filiação: Grupo Lagardère (Paris, França)

Em 1826, Louis Hachette funda a livraria parisiense com o seu nome, a qual se viria a tornar em 1864 a primeira editora europeia especializada em livros escolares. Em 1914, adquire a editora concorrente fundada por Pierre-Jules Hetzel.

Em 1919, a Hachette torna-se uma sociedade anónima e em 1922 entra em bolsa. Durante os anos 1920-1930, a produção de livros triplica porque a Hachette investe na literatura geralista e no setor juvenil, assumindo a distribuição exclusiva da Gallimard (1932) e Fasquelle (1935), através ddo departamento Messageries Hachette, que também inclui títulos de imprensa. Em 1934, a editora lança Le Journal de Mickey, numa parceria com o editor Paul Winker, fundador da agência Opera Mundi e detentor dos desenhos da BD disneyana em França, bem como de outros comics norte-americanos, inspirando-se no modelo da Topolino, lançada em Itália em 1932.

Na segunda metade do século XX, a Hachette adquire diversas editoras francesas. Em 1977, o último herdeiro de Hachette, Ithier de Roquemaurel (1914-1996), deixa a presidência da editora, sendo substituído por Simon Nora e, posteriormente, por Jacques Marchandise. A Hachette foi comprada em dezembro de 1980 pelo grupo industrial Matra, tendo passado para gestão de Jean-Luc Lagardère em 1981, que cria, em 1987, a entidade Groupe Livre Hachette. Em 1988, inicia diversas aquisições internacionais, como a espanhola Salvat.

Em 1996, o Groupe Livre Hachette funde-se com a Hatier. Em 2004, após o desmembramento da holding Vivendi, a Hachette adquire as Éditions Larousse, Dunod, Dalloz, Armand Colin, a britânica Hodder Headline e, em 2006, a atividade de publicação em papel da Time Warner.

Em 15 de outubro de 2009, a Hachette e a editora Phoenix Publishing & Media Group (PPMG), anunciaram o estabelecimento de uma joint venture na China com 50% de propriedade da PPMG, 1% da Yilin (uma subsidiária da PPMG) e 49% da Hachette.

Nos últimos anos, a editora tem vindo a adquirir diversas editoras total ou parcialmente em diferentes países, bem como adquirindo os direitos de edição em língua francesa dos catálogos de diversas editoras estrangeiras. Ora atua em nome próprio, como no Reino Unido, EUA, Espanha, China ou Líbano, ou através das demais editoras adquiridas, como Rússia, Marrocos e Costa do Marfim, entre outros.

Algumas das suas publicações em banda desenhada em França são-no feito sob a chancela Hachette Comics.

Em Portugal, para além das séries e/ou álbuns únicos originalmente publicados pela Hachette, também têm vindo a ser editadas bandas desenhadas disneyanas francesas nas revistas antológicas portuguesas.

Obras de BD da Hachette publicadas em Portugal

Séries

Editoras filiadas no Grupo Hachette

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.