BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Dave Gibbons

Nascimento: 14 de abril de 1949
Naturalidade: Londres, Inglaterra, Reino Unido

Dave Gibbons iniciou a sua carreira na BD britânica na editora IPC Media, a realizar balonagem. Após ter desenhado algumas BD underground, viu as suas primeiras BD mainstream serem publicadas quer pela DC Thomson quer pela IPC na segunda metade da década de 70 do século passado, em revistas como The Wizard e 2000 AD. Desde o primiero número, em outubro de 1979, que se tornou o principal ilustrador da revista Doctor Who Weekly/Monthly, inicialmente publicada pela filial britânica da Marvel.

Em 1983, começou a trabalhar para a DC Comics com histórias curtas da Tropa dos Lanternas Verdes. Gibbons tornou-se conhecido nos EUA com a série limitada Watchmen, escrita por Alan Moore, publicada entre 1986 e 1987 pela DC.

Desde 1990, Gibbons começou também a trabalhar como argumentista, para além de ilustrador. Para além da DC e da sua chancela Vertigo, nos EUA, o seu trabalho tem vindo a ser publicado em editoras como a Marvel e a Dark Horse, entre outras.

Devido ao trabalho em Watchmen, Gibbos foi galardoado em 1986 com um Inkpot Award e em 1987 com dois Jack Kirby Awars, em conjunto com Alan Moore, nas Categorias de Melhor Nova Série e Melhor Argumentista / Ilustrador (a solo ou em equipa). Em 2018, foi integrou o Harvey Award Hall of Fame.

Obras publicadas em Portugal

One-shots

Séries

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.