BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Alan Moore

Pseudónimos: Curt Vile, Jill de Ray, Translucia Baboon, The Original Writer
Nascimento: 18 de novembro de 1953
Naturalidade: Northampton, Inglaterra, Reino Unido

Moore começou a publicar as suas bandas desenhadas em fanzines no final dos anos 70, antes de obter reconhecimento no Reino Unido com as BD publicadas em revistas como 2000 AD e Warrior na primeira metade dos anos 80. Entretanto, em 1983 começou a trabalhar para a norte-americana DC Comics, na qual, para além de Swamp Thing (O Monstro do Pântano) e Watchmen, chegou a trabalhar também com personagens como Batman e Super-Homem. Os seus trabalhos contribuíram largamente para uma maior respeitabilidade social da banda desenhada nos EUA, Reino Unido e um pouco por todo o mundo.

Moore regressa no final dos anos 80 a uma fase mais independente durante cerca de uma década, com trabalhos como Do Inferno, sendo essa fase interrompida com o início do seu trabalho para a Image Comics e posteriormente com a criação da sua chancela America’s Best Comics na Image, onde publicou A Liga dos Cavaleiros e Promethea.

É também o autor do ensaio Writing for Comics (2003) e de dois romances, Voice of the Fire (1996) e Jerusalem (2016).

Moore é um argumentista multipremiado, a quem já foram atribuídos, entre muitos outros, mais de uma vintena de Prémios Eisner, tendo ingressado na Will Eisner Award Hall of Fame em 2014.

Obras de BD publicadas em Portugal

One-shots

Séries

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.