Os resultados de 2020 e o plano para 2021.

Em 2020, a ASA foi a 3:º editora que mais banda desenhada publicou em Portugal, com um total de 25 álbuns. Apesar da pandemia de COVID-19, superou, inclusivamente, os 24 livros editados em 2019.

Quanto aos dois álbuns de banda desenhada mais vendidos em 2020 foram Astérix vol. 38: A Filha de Vercingétorix, da autoria de Jean-Yves Ferri e Didier Conrad (um lançamento de outubro de 2019) e Uma Aventura de Blake e Mortimer: O Último Faraó de François Schuiten, Jaco Van Dormael e Thomas Gunzig. A título de curiosidade, se se incluísse o livro ilustrado de Astérix lançado em 2020, O Menir de Ouro, escrito por René Goscinny e desenhado por Albert Uderzo, ele ocuparia uma posição intermédia entre os álbuns supramencionados, no que toca às vendas de 2020.

Quanto ao plano editorial de 2021, a editora revela ao Bandas Desenhadas 7 dos diferentes álbuns que serão lançados ao longo do ano, informando que anunciará os demais quando for possível. Deste modo, em janeiro será publicado Michel Vaillant – Nova Temporada vol. 9: Duelos, com argumento de Denis Lapière e ilustrações de Benjamin Benéteau e Vincent Dutreuil.

Em fevereiro e maio, serão lançados, respetivamente, os 10.º e 11.º álbuns da série Murena, O Banquete e Lemúria. Ambos contam com argumento de Jean Dufaux e ilustrações de Theo Caneschi.

Para junho está prevista a edição de mais um volume de Stranger Things, o qual reúne a minissérie Science Camp, lançada este ano pela Dark Horse Comics. Ao argumento de Jody Houser, adiciona-se mais uma vez as ilustrações de Edgar Salazar.

Como tinha sido anunciado, o novo álbum de banda desenhada de Astérix por Jean-Yves Ferri e Didier Conrad é lançado mundialmente no dia 21 de outubro, incluindo em Portugal. O 39.º livro de BD da série ainda não tem título anunciado, mas a ASA revela que em novembro planeia lançar a versão em língua mirandesa, que obteve o estatuto da segunda língua oficial do nosso país em 1999, tornando-se, deste modo, o 6.º volume de Astérix em mirandês.

Também para novembro, está previsto o lançamento mundial, que inclui Portugal, do 28.º álbum de As Aventuras de Blake e Mortimer, intitulado O Último Espadão, com argumento de Jean Van Hamme e ilustrações de Teun Berserik e Peter van Dongen.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.