Os resultados de 2020 e plano para 2021.

A Ala dos Livros foi a 8.ª editora que mais banda desenhada editou no nosso país em 2020, tendo aumentado a sua publicação de álbuns de banda desenhada de 6 (em 2019) para 9 livros, apesar dos constrangimentos que a pandemia de COVID-19 trouxe ao setor.

Não lhes sendo possível realizar uma análise global das vendas anuais de todos os títulos, especialmente dos mais recentes, dado apenas terem ainda dados sobre as vendas do primeiro semestre, até ao momento as obras mais vendidas foram precisamente as lançadas antes do confinamento – O Pacto da Letargia de Miguelanxo Prado (nomeada para Melhor Publicação Estrangeira e Melhor Ilustração Estrangeira nos Prémios Bandas Desenhadas 2020) e Comanche – Obras Completas de Greg e Hermann vol. 3.

2020 foi também o ano em que a editora se estreou na edição de obras que não sejam de BD com o livro ilustrado Estórias da História – volume 1, com texto de Jorge Magalhães e ilustrações de Augusto Trigo. “O livro que publicámos em 2020 e que teve menos vendas foi o livro Estórias da História” refere o editor Ricardo Magalhães Pereira. “Não é BD, mas é um livro nosso – em todos sentidos“.

Quanto ao plano editorial para 2021, “vamos dar prioridade à continuação das séries que iniciámos: Undertaker, Escorpiões do DesertoMattéo…; iniciar a publicação de séries que já tínhamos contratualizado e anunciado – como O Mercenário – e outras obras como o Les Indes Fourbes“, revela o editor. “São as obras para as quais temos contratos. De qualquer forma, como um outro confinamento parece muito provável, preferimos não anunciar datas para não criar expectativas.” Relembre-se que o terceiro volume de Mattéo, lançado em abril de 2020, está nomeado na categoria Melhor Ilustração Estrangeira dos Prémios Bandas Desenhadas 2020.

2021 será o ano em que a editora começará a promover anualmente o Prémio Jorge Magalhães. “É um prémio de argumento para autores nacionais. O nosso avô [Jorge Magalhães] ganhou vários“, explica Ricardo Magalhães Pereira. “É um Prémio que queremos tanto quanto possível independente, ainda que seja promovido pela editora.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.