Tiziano Sclavi
BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Nascimento: 3 de abril de 1953
Naturalidade: Broni, Pavia, Itália
Ingressa na em Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade dos Estudos de Pavia, mas abandona a licenciatura para trabalhar para diversas publicações. Entre artigos e contos, colabora com uma miríade de revistas, incluindo “Corriere dei Ragazzi”, “Amica”, “Salve”, “Corriere dei Piccoli”, “Millelibri” ou “Il Giornalino”.
Como autor de banda desenhada, cria Altai & Jonson e Silas Finn (desenhada por Giorgio Cavazzano), Agente Allen (desenhada por Mario Rossi) e Vita da cani (desenhado por Gino Gavioli).
Em 1982, ingressa na redação da Sergio Bonelli Editore, para a qual escreve bandas desenhadas para séries como Ken Parker, Zagor, Mister No e Martin Mystère. Cria Kerry il trapper em 1983, Dylan Dog em 1986 (o personagem que o consagrou) e Roy Mann em 1987.
Paralelamente, Sclavi foi também guionista de televisão, autor de letras de canções, copywriter publicitário e desenhador. Como romancista, publicou, entre outros, os livros “Film”, “Tre”, “Dellamorte Dellamore”, “Nero”, “Sogni di sangue”, “Apocalisse”, “La circolazione del sangue”, “Le etichette delle camicie”, “Non è successo niente”, dois dos quais se tornaram filmes. Um em particular, Dellamorte Dellamore (com muitos paralelos com Dylan Dog), realizado por Michele Soavi, foi distribuído internacionalmente, tendo em Portugal o título de O Homem do Cemitério.
Obras publicadas em Portugal
Séries
- Dylan Dog
- #74, 81, 121, 127, 362
- Speciale Dylan Dog
- #2
Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD
SOBRE O AUTOR |

- Administrador
- Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.
Últimos artigos
ARTIGOS2021.02.27Tágide
NOVIDADES2021.02.27Outras Bandas #4
ARTIGOS2021.02.25Outras Bandas
NOVIDADES2021.02.25Discórdia, de Nani Brunini
Deixe um comentário