BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Carlo Ambrosini

Nascimento: 15 de abril de 1954
Naturalidade: Azzano Mella, Brescia, Itália

Licencia-se na Academia de Belas Artes de Brera. Inicia-se na BD em 1976, ilustrando bandas desenhadas bélicas para a editora Dardo. De seguida, colabora com diversas editoras como a Ediperiodici, Editoriale Corno (série Daniel) e Mondadori (série Storia d’Italia a fumetti de Enzo Biagi).

Em 1980, inicia a sua colaboração com a Sergio Bonelli Editore, desenhando alguns episódios de Ken Parker. Em 1984, escreve e desenha Nico Macchia, publicada originalmente na revista mensal Express Orient (editora L’Isola Trovata), compilada posteriormente em volumes pela Glénat Itália. Em 1987, começa a desenhar episódios de Dylan Dog, incluindo “Dietro il sipario” e “Il guardiano della memoria”, dos quais também é autor do argumento.

Entre 1992 e 1994, desenha a primeira aventura de Videmomax/Andy Max, publicada na revista Fumetti d’Italia.

Em 1997, cria o seu próprio personagem para a Sergio Bonelli Editore, Napoleone, terminada em 2006. Em julho de 2005, é publicado um número especial de Tex desenhado por si. Entre 2008 e 2010, dedica-se a outra série criada por si, Jan Dix, da qual é autor de todos os argumentos e ilustração das capas dos 14 volumes que a constituem, bem como dos desenhos do primeiro e último número. Posteriormente, desenhou alguns episódios de Le Storie e Dylan Dog.

Obras publicadas em Portugal

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.