BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Giampiero Casertano

Nascimento: 26 de abril de 1961
Naturalidade: Milão, Itália

Enquanto frequenta o Liceu Artístico de Milão, torna-se, aos 15 anos, assistente de Leone Cimpellin durante os anos 70, fazendo a arte-final da série Jonny Logan e alguns episódios da série Guerra d’Eroi da Editoriale Dardo. Posteriormente, passa a colaborar com a publicação Boy Music, desenhando algumas bandas desenhadas com argumento de Giorgio Pelizzari, as quais chamam a atenção de Alfredo Castelli, que o convida a ingressar na Sergio Bonelli Editore, começando por coadjuvar Carlo Ambrosini na realização de uma BD de Ken Parker. Integra a equipa da revista Martin Mystère, fazendo a sua estreia com “Tunguska” em 1984.

Em 1986, com a criação da série Dylan Dog, passa a integrar a equipa dessa nova série, para a qual desenhou inúmeras bandas desenhadas. Entretanto, desenhou também as capas para a série Nick Raider, que lhe valeram um prémio ANAF em 1989.

Em 1997, publica na francesa Soleil o álbum Guerres. Em 1998, desenha um dos números de Napoleone da Sergio Bonelli Editore. Em 2008, desenha o primeiro álbum de Decio de Giorgio Albertini para a editora ReNoir Comics.

Em 2012, é um dos desenhadores do quarto Color Tex, tendo no ano seguinte iniciado a sua participação na serie Le Storie. Em 2017, desenha um dos números da série Mercurio Loi.

Obras publicadas em Portugal

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.