Análise à obra.

Horizonte marca a estreia de Carolina Celas no livro ilustrado, também como autora, numa narrativa espacial que nos leva a tentar entender o que faz do horizonte aquilo que ele é. Onde começa, onde acaba? Poderemos alguma vez alcançá-lo?

Carolina traz-nos o horizonte nas suas mais variadas formas e perspectivas, através de ilustrações belíssimas e de um texto-poema curto e conciso, mas profundo o suficiente para explorar toda a simplicidade e complexidade do conceito que se pretende descrever. E é, precisamente, esta profundidade temática que o torna um livro perfeito para crianças e adultos.

Somos levados nesta viagem à procura do horizonte ao longo de ilustrações ternas, compostas por blocos de cor grandiosos e espaços amplos, e também por linhas simples e geométricas que, por sua vez, contrastam com detalhes e texturas mais orgânicas. Todos estes elementos nos guiam, entre páginas duplas e páginas simples, pelas perspectivas possíveis do horizonte. Literalmente. A linha de horizonte existe assumidamente da capa à contracapa (guardas incluídas), funcionando como um fio condutor que une todas as ilustrações. Intangível e intocável, o horizonte aprecia-se assim mesmo: à distância. E é tão mais bonito por isso.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Por todo o lado, o horizonte rodeia-nos. Aqui, acolá, visível ou disfarçado. Procuramos agarrá-lo, mas escapa sempre ao nosso alcance. Ainda assim, talvez tenha estado todo esse tempo bem junto de nós…
Acompanhado de belíssimas ilustrações e com uma linguagem terna e doce, este livro apresenta aos leitores portugueses a ilustradora Carolina Celas e o seu universo poético e surreal.

Carolina Celas formou-se em Design em Aveiro, com uma pós-graduação em Ilustração na EINA, em Barcelona, e completou o Mestrado em Comunicação Visual, na Royal College of Art, em Londres. A sua ilustração explora o detalhe, o humor e o surreal, desafiando temas e formatos convencionais. Tem participado em diversas exposições nacionais e internacionais.

Horizonte
Carolina Celas
Editora: Orfeu Negro (2018)
Páginas: 40, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 19,5 x 28,5 cm
ISBN: 9789898868190

SOBRE O AUTOR |

Ana Hoo
Ana Hoo
Desajeitada desde 1989, é ilustradora e aspirante a autora de BD porque ainda acredita ser possível ganhar a vida a fazer desenhos. Trabalha como freelancer de ilustração e design gráfico em parceria com a Ana Vieira (são a mesma pessoa).