BD² – Base de Dados de Banda Desenhada
Ed Brubaker
Nascimento: 17 de novembro de 1966
Naturalidade: Bethesda, Maryland, EUA
Os primeiros trabalhos de Brubaker na banda desenhada realizaram-se em pequenas editoras norte-americanas. Escreveu e desenhou Pajama Chronicles e uma BD curta para um número de Gumby 3D (ambos para a Blackthorne Comics), Purgatory U.S.A. (para a Slave Labor Comics) e Lowlife (inicialmente para a Caliber e posteriormente para a Aeon Press). Na Caliber, editou ainda a série antológica Monkeys Wrench.
Em 1991, começou a colaborar com a antologia Dark Horse Presents, destacando-se na sua contribuição intermitente ao longo de uma década os 3 episódios de “An Acidental Death” (nos #65-67), desenhados por Eric Shanower (e, posteriormente, compilados pela Fantagraphics). Por outro lado, os 5 episódios de The Fall, ilustrados por Jason Lutes, seriam reunidos em livro pela Drawn & Quarterly em 2001, 3 anos após a sua publicação seriada.
Em 1997, começou a ser publicado pela Alternative Comics, para a qual escreve e desenha At the Seams e o primeiro número de Detour.
A sua colaboração com a DC Comics e as suas chancelas tinha-se iniciado em 1995, com Vertigo Visions: Prez, Smells Like Teen President, desenhada por Shanower, para a Vertigo. Após outras colaborações esporádicas com a chancela, em 1999 é publicada a minissérie policial Scene of the Crime, a qual marca a sua primeira colaboração com Michael Lark (desenho e arte-final) e Sean Phillips (arte-final), profissionais com quem viria a trabalhar oa longos dos anos. Em 2000, Brubaker assimou um contrato de exclusividade para a DC. Do seu trabalho para a Vertigo, destaca-se a série Deadenders (desenhada por Warren Pleece) e a minissérie Sandman Presents: Dead Boy Detectives (desenhada por Bryan Talbot). Para a DC propriamente dita, o destaque vai para alguns números das séries Batman, Detective Comics, Gotham Central e Catwoman, bem como as BD Batman: Gotham Noir e Batman: The Man Who Laughs. Outra chancela para a qual Brubaker trabalhou foi a Wildstorm, das quais se destacam as séries The Authority: Revolution e Sleeper e a minissérie Point Blank.
Em 2004, após o término do seu contrato de exclusividade com a DC, Brubaker começou a trabalhar para a Marvel Comics, com a qual assinaria um contrato de exclusividade no ano seguinte. O seu trabalho de maior destaque para esta editora foi com a série do Capitão América e os seus spin-offs. Alguns dos seus outros trabalhos foram Books of Doom, X-Men: Deadly Genesis, The Immortal iron Fist, Secret Avengers, The Marvels Project, Daredevil e Uncanny X-Men. Para a chancela Icon da Marvel, escreveu Criminal e Incognito, ambas desenhadas por Sean Phillips.
Desde 2012, os seus trabalhos têm sido publicados pela Image Comics. Entre eles, encontram-se Fatale, The Fade Out, Kill or Be Killed, Pulp e Reckless (com Phillips) e Velvet (com Steve Epting), bem como a continuação da série Criminal.
Brubaker é um autor de BD galardoado com diversos prémios, incluindo diversos Eisner e Harvey.
Obras publicadas em Portugal
One-shots
- Batman: O Homem que Ri – Levoir, 2017 (em No Coração das Trevas DC vol 1: Joker, o Príncipe Palhaço do Crime)
- The Fade Out – G. Floy, 2018
- Pulp – G. Floy, 2020
- Winter Soldier: Winter Kills – Levoir, 2014 (em Universo Marvel vol. 2: Capitão América – O Soldado do Inverno, parte 2)
Séries
- Captain America (vol. 1)
- Captain America (vol. 5)
- Captain America (vol. 6)
- Criminal
- Os Meu Heróis Foram Sempre Drogados
- Fatale
- O Imortal Punho de Ferro
- Velvet
- Vingadores Secretos
- Vingadores vs. X-Men
O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.
Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.