BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Sean Phillips

Nascimento: 27 de janeiro de 1965
Naturalidade: Reino Unido

Em 1988, após se licenciar em arte, iniciou a sua colaboração com a revista britânica Crisis (Fleetway) com a BD “New Statesmen” (escrita por John Smith). Para a mesma revista, desenhou ainda “Third World War” (escrita por Pat Mills) e “Straitgate” (novamente com Smith).

Fez parte da Invasão Britânica da indústria norte-americana de BD, tendo desenhado diversos números de Hellblazer para a chancela Vertigo da DC Comics entre 1990 e 1997 (com argumentos de Jamie Delano, Smith, Eddie Campbell e Paul Jenkins).

Entretanto, nos anos 90, desenhou também para diversas revistas britânicas, incluindo a 2000 A.D., a Judge Dredd Megazine e Judge Dredd Yearbook com argumentistas como Smith, Warren Ellis, Ian Edginton, Dave Stone, Garth Ennis, John Wagner, Dan Abnett e Nick Abadzis.

Em 1999, arte-finaliza a minissérie Scene of the Crime para a Vertigo, sendo esta a sua primeira colaboração com o argumentista Ed Brubaker. Para a chancela Wildstorm da DC Comics, desenha WildC.A.T.s (com argumentos de Joe Casey e Steve Dillon) e Sleeper (de Ed Brubaker).

Para a Marvel Comics, após desenhar 3 números da série The Brotherhood (argumento de Howard Mackie), ilustra, entre outras, as minisséries Black Widow: The Things They Say About Her (de Richard Morgan) e Marvel Zombies (de Robert Kirkman). Com Brubaker, para o selo Icon desta editora, elabora Criminal e Incognito.

Em 2007, para o mercado francófono, desenha o álbum Sept Psychopathes, com argumento de Fabien Vehlmann, editado pela Delcourt.

Desde 2012, os seus trabalhos em conjunto com Brubaker têm sido publicados pela Image Comics. Entre eles, encontram-se FataleThe Fade OutKill or Be KilledPulpReckless.

Sean Phillips é um autor de BD multigalardoado com diversos Prémios Eisner.

Obras publicadas em Portugal

One-shots

Séries

  • Criminal
    • Os Meu Heróis Foram Sempre Drogados
  • Fatale
  • Marvel Zombies
  • Uncanny X-Men (vol. 1)

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.