O 6.º volume de Clássicos da Literatura em BD.

Com o adiamento da publicação da adaptação de Os Maias, desde outubro de 2020 que nenhum volume da série Clássicos da Literatura em BD da Levoir em parceria com a RTP tinha sido publicado até ao presente mês, para o qual já estava planeada a edição de A Ilha do Tesouro.

O romance de aventuras A Ilha do Tesouro do escocês Robert Louis Stevenson, originalmente publicado com o título The Sea Cook: A Story for Boys, antes de adotar a designação Treasure Island, foi publicado de forma seriada entre 1881 e 1882, previamente à sua primeira edição em livro no dia 14 de novembro de 1883 pela editora londrina Cassell and Company. Desde então, tem sido transposto inúmeras vezes para os mais diferentes media, incluindo a banda desenhada.

A presente BD apresenta argumento adaptado do marroquino Christophe Lemoine (que adaptou também a Odisseia na mesma série) e ilustrações do francês Jean-Marie Woehrel, tendo sido inicialmente publicado em 2008 pela editora Adonis na sua coleção Romans de toujours. Para além da banda desenhada, já contava com o dossier final com o percurso da obra, do autor em questão e da época histórica em que se enquadrava, bem como, tal como os restantes 9 volumes dessa coleção, era acompanhado de um CD.

Oito dos dez álbuns dessa coleção, incluindo A Ilha do Tesouro, foram reeditados pela Glénat em 2010, às quais adicionaram mais 22 álbuns inéditos. Estes 30 álbuns constituíram a série Les Incontournables de la littérature en BD da editora. Dezasseis destes álbuns foram reeditados em 2011 pela Glénat com o título Les Indispensables de la Littérature en BD, tendo sido distribuídos nos pontos de venda de periódicos com o periódico Le Soir. A série de 30 álbuns, novamente com o título Les Indispensables de la Littérature en BD, conheceu nova edição parcial entre 2013 e 2015 pelo clube do Livro France Loisirs, tendo sido publicados 12 álbuns duplos.

No ano seguinte, a Glénat realizou uma parceria com o periódico Le Monde e a rádio France Bleu para uma nova reedição dos volumes, tendo sido acrescentados outros, totalizando a nova série 48 livros, sob a designação Les grands classiques de la littérature en bande dessinée.

O volume A Ilha do Tesouro tinha sido anunciado originalmente como o sétimo da série portuguesa, mas com a reformulação editorial provocada pelo adiamento de Os Maias, tornou-se o sexto volume da mesma.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

O sopro do mar e da aventura, e as suas personagens inesquecíveis e marcantes, fazem desta obra-prima de Robert Louis Stevenson um dos mais célebres romances de iniciação e, sem dúvida, o maior relato de piratas da literatura do século XIX.
Esta magnífica adaptação em banda desenhada, em que se combinam realismo e fantasia, vai transportar o leitor numa louca caça ao tesouro com o jovem Jim Hawkins e os seus cúmplices estranhos e cativantes, entre eles aquele que é, talvez, o verdadeiro herói da história, o pirata Long John Silver. Com eles, sigam as pistas do misterioso mapa!

A Ilha do Tesouro (baseada na obra de Robert Louis Stevenson)
Christophe Lemoine, Jean-Marie Woehrel
Editora: Levoir
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 21 x 28,5 cm
ISBN: 9789896828820
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.