BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Gerard Way

Nascimento: 9 de abril de 1977
Naturalidade: Summit, Nova Jérsia, EUA

Gerard Way é mais conhecido por ser o cofundador e vocalista da banda de música My Chemical Romance, tendo também gravado em nome próprio.

Como argumentista de banda desenhada, a sua primeira experiência deu-se em 1993, aos 16 anos, sob o pseudónimo Garry Way, como o primeiro número de On Raven’s Wings, publicado pela Bonyard Press.

Em 1998, desenhou a BD “Even Gunfighters Get the Willies”, escrita por Deb Picker, a qual foi pulicada pela Paradox Press em The Big Book of the Weird Wild West.

Em 2007, com ilustrações de Gabriel Bá, começou a ser publicada a série por si criada The Umbrella Academy pela Dark Horse, a qual seria galardoada com um Prémio Eisner no ano seguinte. Way é um dos produtores executivos da adaptação desta BD para série televisiva, que estreou na Netflix em 2019.

Em 2013, foi publicada pela Dark Horse a minissérie The True Live of the Fabulous Killjoys, coescrita por Shaun Simon e ilustrada por Becky Cloonan.

Para a DC Comics, escreveu a 6.ª série de The Doom Patrol (2016–2018) e coescreveu Cave Carson Has a Cybernetic Eye (2016-2017) e Doom Patrol: Weight of the Worlds (2019-2020).

Way tem ainda histórias curtas e one-shots publicados pela Dark Horse, DC Comics, Vertigo, Hi-Fi Academy Press e Marvel. Para esta última, criou a personagem Peni Parker para a série Edge of Spider-Verse, a qual é uma das principais personagens do filme Homem-Aranha no Aranhaverso.

Obras de BD publicadas em Portugal

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.